segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tribunal O JOGO


Penálti sobre Sapunaru indiscutível

Árbitro Olegário Benquerença / Assistentes João santos e Luís Marcelino

Num jogo com poucos lances susceptíveis de causarem polémica, importa assinalar a unanimidade gerada em torno da falta cometida por Leonel Olímpio sobre Sapunaru e da qual resultou a grande penalidade que Hulk converteu e que acabaria por decidir tudo.


Momento mais complicado

45' Leonel Olímpio comete falta sobre Sapunaru dentro da área. O penálti foi bem assinalado?


Jorge Coroado

Leonel Olímpio fez uma gravata a Sapunaru, cometendo uma grande penalidade inequívoca. Um lance que não oferecia dúvidas e no qual o árbitro esteve bem.

Pedro Henriques

Foi correcta a decisão do árbitro, pois o Leonel Olímpio, com o braço por cima de Sapunaru, agarrou-o e derrubou-o. Uma infracção passível de cartão amarelo e de grande penalidade.

Paulo Paraty

Com o seu braço esquerdo, Leonel Olímpio agarrou Sapunaru pelo pescoço. Cartão amarelo e grande penalidade eram as decisões que se impunham. Portanto, o árbitro tomou a decisão correcta.


Outros lances

15'El Adoua comete falta sobre João Moutinho. Faltou o cartão?

Jorge Coroado
Faltou a exibição de cartão amarelo por falta perigosa sobre o João Moutinho cometida por um jogador recorrente em infracções do género.

Pedro Henriques
O N'Diaye pisa, de forma imprudente, o João Moutinho, actuando sem ter em conta o perigo e as consequências do seu acto. Faltou o cartão amarelo.

Paulo Paraty
É um tipo de entrada na qual o árbitro não deveria ter tentado gerir a questão disciplinar. Já antes tinha feito um aviso verbal a N'Diaye.


38'Em lance com N'Diaye, Hulk fica caído na área. Houve falta?

Jorge Coroado
Não houve qualquer falta de N'Diaye sobre Hulk que justificasse a intervenção do árbitro.
Pedro Henriques
N'Diaye estica a perna e toca apenas na bola, não cometendo qualquer infracção sobre Hulk. Correcta a decisão do árbitro em nada assinalar.
Paulo Paraty
Fica-me a sensação de que N'Diaye joga a bola, apesar do contacto com o Hulk. Este antes tinha ganho a bola num desarme semelhante.


89'Na área, a bola foi ao braço de Rolando. Penálti?

Jorge Coroado
Se aos 77' exibiu o cartão amarelo a Rolando por entender que jogou a bola com a mão, quando caíra desamparado, agora deveria ter marcado penálti.
Pedro Henriques
Rolando tem o braço encostado ao corpo e não o movimenta. É a bola que lhe vai tocar, não havendo, assim, mão de forma deliberada.
Paulo Paraty
Não é visível que a bola vá à mão de Rolando. Por outro lado, fica a sensação de que o jogador tudo fez para evitar o contacto da bola com o braço.


Apreciação global

Jorge Coroado

Jogo exigente, com diversas questões a pedirem clareza e lucidez do árbitro invariavelmente bem decididas, mas com a pecha da grande penalidade não assinalada e de alguma passividade disciplinar.

Pedro Hewnriques

Jogo intenso e difícil que obrigou a equipa de arbitragem a muitas interpretações e decisões que, no cômputo geral, foram assertivas, nomeadamente nos lances ocorridos dentro das áreas.

Paulo Paraty

Jogo emotivo e disputado nos limites, com lances complicados para decidir, mas no qual a equipa de arbitragem primou pelos julgamentos correctos.

1 comentário:

Carlos Ribeiro disse...

para quando a passagem do senhor Coroado à reforma?