domingo, 11 de setembro de 2011

Duas baixas certas e laterais contra o tempo


Guarín integrou ontem o primeiro treino sem limitações desde que regressou da selecção colombiana, mas não fará parte dos planos de Vítor Pereira para o jogo com o Shakhtar Donetsk, já que foi expulso frente ao Barcelona, na Supertaça europeia, com vermelho directo. Ainda assim, só irá cumprir um jogo de suspensão. Aliás, no que diz respeito a castigos, Rolando também não poderá jogar na primeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, depois de, também ele, ter sido expulso no Mónaco, neste caso por acumulação de amarelos.
Privado do internacional português, a dupla de centrais mais do que provável será Otamendi e Maicon. No meio-campo, as soluções são mais vastas, de modo que Vítor Pereira não deverá ter dificuldades em encontrar uma alternativa. João Moutinho deve jogar ao lado de Belluschi e, tudo indica, Fernando será o trinco.
As preocupações de Vítor Pereira não se ficam por aqui. Sapunaru continua a fazer tratamento à lesão que trouxe da selecção e Álvaro Pereira também não treinou ontem de manhã por causa de uma contusão na perna direita sofrida na véspera contra o Setúbal. Contudo, nestes dois casos é de esperar que recuperem a tempo do jogo com os ucranianos. De qualquer forma e até nova ordem do departamento médico do clube, os laterais estão em dúvida e trabalham ao lado de Alex Sandro, que continua a recuperar da lesão muscular sofrida ao serviço da selecção brasileira sub-20.

Shakhtar marcou campanha de 83/84

O único embate entre o FC Porto e o Shakhtar Donetsk remonta aos quartos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças de 1983/84. O FC Porto, então orientado por António Morais, ganhou 3-2 em casa frente a um Shakhtar comandado por Viktor Nosov. Depois, em Donetsk, os azuis e brancos empataram 1-1. O FC Porto acabaria por chegar à final da prova, perdendo por 2-1 em Basileia, diante da Juventus de Platini.
Em dez jogos frente a equipas portuguesas, o Shakhtar somou quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas (três vitórias e duas derrotas em solo lusitano). Na época passada, os ucranianos tiveram pela frente o Braga na fase de grupos da Champions, vencendo por 3-0 fora e 2-0 em casa.
Em 2007/08, Jadson, ainda no plantel, apontou o golo da vitória sobre o Benfica (1-0) no Grupo D da fase de grupos da Champions, num jogo em que esteve Cristian Rodríguez.

Shakhtar esperado ao final da tarde

A chegada da comitiva do Shakhtar Donetsk ao Porto está prevista para as 17h35. Mas antes de embarcar, a equipa de Mircea Lucescu tem previsto um treino, pelo que só vai fazer a adaptação no Estádio do Dragão na véspera do jogo. No último encontro da liga ucraniana, que terminou com uma goleada (5-1), o Shakhtar alinhou com: Rybka; Chygrynski, Rat, Rakitsiy, Fernandinho, Jadson, Kobin, Mkhitaryan, Luiz Adriano, Eduardo e Dentinho.

Luís Gonçalves volta a casa como adversário

Luís Gonçalves [à direita na foto] terminou uma ligação de vários anos com o FC Porto no início da época passada, passando a liderar o departamento de prospecção do Shakhtar Donetsk. As funções são em tudo semelhantes às que tinha no Dragão e passam por uma observação detalhada de jogadores. Recentemente esteve na Colômbia, no Mundial'sub-20, onde se cruzou com outros "scouts" nacionais. Na época passada, o Shakthar defrontou o Braga para a Champions, mas agora Luís Gonçalves vai regressar mesmo a "casa", mas no papel de adversário. O coração, esse, estará dividido.

in "ojogo.pr

Sem comentários: