domingo, 11 de setembro de 2011

Vítor Pereira pede equipas B nos campeonatos profissionais


Vítor Pereira alertou ontem, durante a cerimónia do terceiro aniversário do Dragon Force, para a necessidade de a Federação Portuguesa de Futebol alterar os regulamentos de forma a permitir a participação das equipas B nos campeonatos profissionais. Só desta forma, segundo o treinador, "se poderá eliminar o hiato entre o futebol da formação e o profissional".
O treinador abordou o assunto depois de ter elogiado as "excelentes condições" proporcionadas pelo Dragon Force - e também pela formação do clube -, sem que isso tenha tido repercussões directas na equipa principal, onde já há algumas épocas não há um jogador que se fixe depois de ter saído das escolas. "Para que isso aconteça, é fundamental que a FPF altere os regulamentos, uma vez que as equipas B têm de competir na segunda divisão. Temos de ser sinceros: um jogador júnior não está preparado para integrar a equipa sénior do FC Porto. Isso é uma utopia. Por isso, é fundamental que os jogadores possam competir nos campeonatos profissionais através das equipas B, uma vez que nas segundas divisões o futebol está inserido num contexto de muitas dificuldades e luta, mas de pouca qualidade. Isto para que depois os governantes não se queixem da falta de portugueses nas equipas grandes, ou ainda nas dificuldades para encontrar jogadores para as selecções. É necessário que se regulamente com qualidade", explicou.
Durante a conversa que ficou restrita à temática do Dragon Force, Vítor Pereira recordou ainda o tempo que passou a trabalhar nos escalões de formação do clube, para identificar as diferenças com a actualidade. "Hoje, este espaço fantástico proporciona o contexto ideal para os jovens evoluírem. Mas aos meus filhos, que também estão associados a este projecto, digo-lhes apenas para desfrutarem e serem felizes. Apesar disso, sinto que aqui se transmite desde cedo uma vontade muito grande de conquista e vitória." Sem querer revelar nomes, mas pegando na sua experiência na formação do FC Porto, Vítor Pereira explicou ainda que "a maior parte das vezes são os mais pequenos que chegam ao topo", porque são esses que "têm de encontrar soluções para ultrapassar os adversários".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: