domingo, 11 de setembro de 2011

Rolando capitão


Rolando entrou oficialmente para a hierarquia dos capitães do FC Porto. O JOGO sabe que o central perfilava-se desde a época passada para assumir estas funções estando apenas dependente da saída de algum dos quatro capitães: Helton, Hulk, Mariano e Falcao. Saíram os dois últimos e Rolando, que está no clube desde 2008 - é dos mais antigos - já foi anunciado dentro do balneário, tendo sido aceite sem reservas por parte dos companheiros. É verdade que Rolando ainda não usou a braçadeira esta época, mas fê-lo a 8 de Maio de 2010 numa partida com o Leiria (4-1). Jesualdo Ferreira era o treinador e, na altura, já dava a entender que o central poderia ser uma alternativa para o lote restrito de "chefes de balneário". Na sexta-feira, Rolando surgiu na ficha do jogo com o Setúbal como subcapitão de equipa.
Por uma questão de antiguidade, Helton continua a ser o primeiro da hierarquia, Hulk e Rolando surgem logo a seguir, estando ainda em aberto um quarto posto se a vaga deixada pela saída de Falcao for preenchida. Olhando para o plantel do FC Porto, saltam dois nomes evidentes para fechar o lote de capitães: Fucile e João Moutinho. O uruguaio é dos mais antigos no plantel, está desde 2006 - só Helton chegou mais cedo - mas nunca apresentou um perfil de líder dentro das quatro linhas, nem é visto como tal pelos companheiros. Sobra, assim, João Moutinho, cujas características encaixam na perfeição neste papel. Basta recordar os elogios públicos de Pinto da Costa que sempre o considerou "um jogador à Porto". O médio só está a iniciar a segunda época de dragão ao peito, mas tem no currículo o papel de capitão do Sporting desde 2007, quando tinha apenas 20 anos.
As inúmeras alterações sofridas pelo plantel nas últimas temporadas, deixaram o FC Porto com poucos jogadores que transportem a mística do clube. Só esta época entraram oito caras novas - Danilo chega em Dezembro - e saíram dois dos capitães, tal como aconteceu em anos anteriores com as vendas de Raul Meireles, Bruno Alves , Lucho, ou o fim de carreira de Nuno.

José Pedro

"Tem perfil para o lugar"

José Pedro, agora no Setúbal, partilhou o balneário com Rolando no Belenenses durante quatro épocas e não duvida de que o central tenha perfil de capitão, apesar de ser reservado. "Não sei se mudou muito nos últimos tempos e se o facto de, eventualmente, lhe terem dado mais responsabilidade o tenha mudado, mas sempre foi muito calado, mesmo no balneário. No entanto, quando era preciso estava presente. Sempre soube dar a volta às situações menos positivas. Aliás, muitas vezes, o respeito dos companheiros também se conquista pela qualidade em campo. E nesse particular, tem mesmo muita qualidade."

Os outros capitães

Helton
O guarda-redes brasileiro passou a ser o primeiro capitão do plantel no arranque da última temporada, depois da saída de Bruno Alves e de Raul Meireles para o estrangeiro, estatuto que mantém esta época.
Hulk
Ganhou protagonismo na equipa e também no balneário, com a subida, durante a época passada, ao grupo de capitães. Hulk era o quarto na hierarquia, atrás de Helton, Mariano e Falcao. Agora será o segundo.
Fucile/Moutinho
O quarto capitão deve sair da dupla Fucile/João Moutinho. O lateral tem mais anos de clube, enquanto o médio tem o perfil e a experiência adequados para ocupar o lugar.

O segundo com este nome a usar a braçadeira

Se recuarmos mais de 40 anos, encontra-se outro defesa-central de nome Rolando que também usou a braçadeira de capitão do FC Porto. E rezam as crónicas que era um defesa de excelência, que também actuou como médio-defensivo. José Rolando Andrade Gonçalves nasceu no Porto a 11 de Junho de 1944 e representou os dragões entre 1963 e 1976. Ainda jogou uma época no Salgueiros, emprestado pelo FC Porto, quando foi promovido a sénior. Juntamente com Américo, Custódio Pinto, Rodolfo, Pavão e Nóbrega, entre outros, marcou uma era no clube. Era o capitão de equipa no fatídico jogo com o Setúbal em que Pavão perdeu a vida em pleno relvado do Estádio das Antas. Esse terá sido, certamente, o momento mais triste de uma carreira que o levou a representar por oito vezes a Selecção Nacional. Nunca se sagrou campeão nacional pelo FC Porto, mas mais tarde, como técnico das camadas jovens do clube do coração, viria a festejar um título.
Actualmente, ainda é funcionário do FC Porto no Departamento de Futebol, servindo as camadas jovens do clube e o seu gabinete de prospecção.

"Vão dar conta do recado"

Rolando foi outro convidado do terceiro aniversário do Dragon Force, ele que até apadrinha uma das equipas, tal como Moutinho - ficou com os mais pequenos -, Helton, Hulk e Varela. Acompanhado do filho, o defesa elogiou o "fantástico projecto" desenvolvido pelo FC Porto, antes de ter comentado a sua ausência na partida com o Shakhtar, devido a castigo. "O meu objectivo é jogar sempre. Vamos ter um jogo importante, da Champions, em casa, e temos de vencer. Não vou poder participar, mas estou certo de que os meus companheiros vão dar conta do recado."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: