sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hulk & James, companhia ilimitada


Sete jogos, 16 golos, dois jogadores em grande destaque. Podia muito bem ser esta a síntese de um arranque de época quase perfeito do FC Porto. Não é difícil de perceber que James e Hulk têm elevado a qualidade de jogo da equipa para patamares ainda mais altos, mas esta constatação ganha ainda mais força quando se observa directamente a influência concreta dos dois jogadores nos números ofensivos do campeão nacional. Parece difícil de acreditar, mas a verdade é que James e Hulk tiveram uma participação activa em 14 dos 16 golos apontados pela equipa.
A influência do internacional brasileiro acaba por ser natural, tendo em conta um passado recente recheado de momentos de uma enorme qualidade, sobrando para James o papel mais surpreendente, sobretudo pela forma desinibida como iniciou este segundo ano no FC Porto. Neste momento, já ninguém terá dúvidas sobre a qualidade bem acima da média deste jovem colombiano, que parece ter abandonado definitivamente - e com apenas 20 anos... - o rótulo de promessa para passar a ser uma certeza.
Regressando aos factos, refira-se ainda que Hulk tem quatro golos marcados e outras tantas assistências para golo; James soma três golos, uma assistência e ainda participou decisivamente em mais dois golos. E isto tudo em apenas três jogos. Incrível. Curiosamente, sobram apenas dois golos sem participação directa de James ou Hulk, dois momentos que até parecem gémeos: roubo de bola de Belluschi no meio-campo ofensivo e remates certeiros de Kléber, com o Leiria, e João Moutinho, frente ao Setúbal. Duas excepções numa associação de sucesso que parece garantir uma quantidade ilimitada de soluções ao jogo ofensivo do FC Porto. Hulk oferece potência e mudanças constantes de velocidade; James prefere a técnica mais refinada, dinâmica e uma movimentação constante no campo, capaz de oferecer sempre uma linha de passe aos companheiros. Definitivamente, esta é uma companhia de sucesso.

Para fazer esquecer Falcao

A dupla Falcao/Hulk encontrou agora paralelo em James/Hulk. Na última temporada, os dois avançados tiveram influência directa na maior parte dos 145 golos apontados pelo FC Porto de André Villas-Boas: Falcao marcou 39 e participou activamente em mais nove; Hulk respondeu com 34 golos e foi influente em mais 26. Estes números impressionantes são difíceis de repetir, até porque James, apesar dos golos que tem marcado neste início de temporada, está longe de ser um matador com as características de área do seu compatriota. Kléber terá uma palavra a dizer...

Pés esquerdos de luxo e um jogo mais de posse

Não deixa de ser curioso que grande parte do talento desta equipa do FC Porto esteja concentrado em dois pés esquerdos, de Hulk e James, que os utilizaram para fazer todas estas assistências e golos. Uma curiosidade que não apaga o essencial: estes dois jogadores são mesmo as principais referências ofensivas do FC Porto de Vítor Pereira. Aliás, a maior assiduidade do colombiano na equipa principal, quando comparado com a época passada, permite adensar o estilo de jogo de posse de bola, até porque Varela é um jogador mais directo e de linha do que James Rodríguez, que prefere guardar mais a bola e procurar zonas centrais do terreno, onde costuma encontrar os espaços necessários para brilhar.

Classe e uma bomba em destaque na UEFA

Depois de ter percorrido o mundo, sobretudo através da televisão, o golo de Hulk está agora a concurso no site da UEFA, que pretende eleger o melhor momento da primeira jornada da Liga dos Campeões. O "potente livre directo" liderava ontem a votação que decorrerá até ao próximo dia 26, concorrendo com o passe de Gaitán para o golo de Cardozo, o pontapé-de-bicicleta à barra de Adil Rami (Valência) e ainda uma grande defesa de Ivan Kelava (Dínamo Zagreb). A UEFA destacou ainda a "impressionante força anímica" de Hulk, que se "redimiu de um penálti falhado com um fantástico livre directo a 30 metros da baliza".
James Rodríguez também está em destaque na UEFA, ao integrar o onze ideal da primeira jornada da Liga dos Campeões, ao lado de jogadores como Messi, Di María ou David Luiz. "O dinâmico médio fez uma exibição sensacional, criando muitas situações de perigo e gerindo a posse de bola com mestria e tranquilidade para evitar a reacção do Shakhtar", podia ler-se no site da UEFA.
MOMENTOS*

Hulk

Um grande golo de livre directo que não passou despercebido ao painel da UEFA nem aos votantes. Para a maioria dos visitantes do site, o golo de Hulk foi o momento da semana.

Adil Rami

Um pontapé acrobático que podia ter feito a diferença no Genk-Valencia. O central francês dos espanhóis acertou em cheio na barra.

Ivan Kelava

Duas defesas inspiradas no mesmo lance a negar remates de Di María e Ozil. O guarda-redes do Dínamo Zagreb esteve quase intransponível

Gaitán

O golo é de Cardozo, mas a UEFA salienta o passe de trivela do jogador argentino. Um lance que não colheu grande aprovação, mas que mereceu destaque.
* Votação no site da UEFA para eleger o momento da jornada. Inquérito aberto até dia 26. Dados à hora do fecho desta edição.

O ONZE DA 1ª JORNADA DA CHAMPIONS
Kelava (Dínamo Zagreb); Celustka (Dínamo Zagreb), David Luiz (Chelsea), Jan Vertonghen (Ajax) e Michel Bastos (Lyon); Inler (Nápoles), Mata (Chelsea), Di María (Real Madrid) e James (FC POrto); Messi (Barcelona) e Kroos (Bayern de Munique)´

in "ojogo.pt"

Sem comentários: