quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FC Porto um a um


Helton 7

Figura inesperada ao cair do pano

O jogo acaba com uma defesa de Helton que evita o golo da vitória do APOEL. Quem diria que uma equipa cipriota poderia dispor de uma oportunidade destas em pleno Dragão? Mas só ficará surpreso quem não assistiu ao jogo. Helton é a figura inesperada por causa disso e de muito mais, porque, antes, já evitara outros golos, como no lance em que um passe errado de Otamendi (63') deixou isolado um adversário, levando o guarda-redes a pôr cobro ao perigo, ou outro em que Aílton cabeceou (86') perante a passividade de Guarín.
Contas feitas, Vítor Pereira bem pode agradecer a Helton este pontinho, escasso, é certo, mas de acordo com a fraca exibição de 12 dos jogadores - só Hulk e Helton escaparam. O capitão do FC Porto segurou o barco e evitou um daqueles resultados capazes de fazer afundar os objectivos. A defesa já nos descontos deixa tudo como estava...

Sapunaru 5
Teve uma oportunidade de golo nos pés (23'), mas saiu-lhe... um passe. A defender, conseguiu sair-se bem, de uma maneira geral, ainda que o APOEL não tenha atacado preferencialmente pelo seu lado.

Rolando 5
Acabou por se ver ligado ao golo do empate ao não se conseguir interpor para evitar o remate. Esteve atento às dobras e tentou ser a voz de comando de uma defesa demasiado intranquila. Fez falta e viu um cartão amarelo (48') na sequência de uma perda de bola do meio-campo.

Otamendi 4
Aíltodeu-lhe muito que fazer. Sentiu dificuldades a atacar a bola perante a pressão. Esteve precipitado. Uma perda de bola de Hulk (29') levou-o a cometer falta e a ver um amarelo, que o terá condicionado dali para a frente, mas está longe do central que se conhece.

Álvaro Pereira 4
Não é o mesmo Palito, está sem rasgo, sem pulmão, lento a recuperar e pouco empreendedor. Até os cruzamentos, que eram uma das suas imagens de marca, já não lhe saem bem. Continua a dar a impressão de não estar no seu melhor fisicamente e deixou de ter a preponderância que se lhe reconhecia a atacar.

Fernando 4
Entrou aos lances sem determinação e não teve a genica necessária para funcionar à frente da defesa. Demasiado macio no lance do empate (19'), caindo facilmente na finta de corpo de Aílton. Só as dobras defensivas (30' e 32') evitaram uma exibição para esquecer.

Guarín 4
Errou de mais, nos passes e nas desmarcações, provocando alguns calafrios à equipa. Não se movimentou como convinha para criar espaços, foi um jogador lento a recuperar num meio-campo que demonstrou pouco querer. Vítor Pereira corrigiu-o (38'), mas nada se alterou, irritando até os adeptos. Distraiu-se ao permitir um cabeceamento de Aílto(86'), num canto, que obrigou Heltoa aplicar-se.

João Moutinho 4
Longe do seu melhor, incapaz de fazer jogar, de criar ou abrir espaços, está sem o rasgo que o caracterizava e esteve longe de ser um jogador capaz de desequilibrar o adversário. Tentou um remate sem convicção (55') e foi esbracejando perante o marasmo que estava a presenciar, mas sem demonstrar capacidade para mudar o que quer que fosse. Saiu tarde.

Hulk 6
A equipa só conseguiu criar perigo com ele, que fez o golo (13') na primeira oportunidade. Depois, a bola nem sempre lhe chegou nas melhores condições para fazer mais, ainda que continue demasiadamente preocupado com as faltas, mais do que em jogar. Podia ter marcado em duas ocasiões (65' e 79'), mas a bola saiu ao lado.

James Rodríguez 4
Terá sido a pior, senão uma das piores exibições de James no FC Porto. Quase não se deu por ele, nem quando procurou espaço noutras posições. A substituição foi assobiada, mas não pela produção até aí...

Kléber 5
Sem o impacto desejado no ataque e sem peso na defesa contrária. De positivo, só um remate à meia-volta (12') e um cabeceamento (42'). Já depois da hora, chegou atrasado a um dos poucos cruzamentos decentes de Varela.

Varela 4
A missão era fácil: fazer melhor do que James, mas ficou-se pelos mínimos, registando-se, apesar de tudo, dois cruzamentos (79' e 90'+1') que, bem aproveitados, poderiam ter feito mossa.

Belluschi 4
Entrou, rematou no minuto seguinte e... afundou-se no jogo como os outros.

Defour 4
Entrou para o lugar de Moutinho e ninguém piou, mas acrescentou pouco de relevante, desperdiçando uma hesitação da defesa que lhe poderia ter permitido marcar (90'+2').

in "ojogo.pt"

Sem comentários: