terça-feira, 22 de novembro de 2011

Com as costas quentes até ao gelo

Teve mais aparato do que a substância a viagem do FC Porto para a Ucrânia, onde amanhã decide, de forma quase definitiva, a sua sorte nesta Liga dos Campeões. É um jogo com vários significados e com foco muito nítido no treinador, amplamente contestado e que justificou até uma protecção especial.
Com a crítica a subir de tom e a manifestar-se em esperas à equipa depois das derrotas em Chipre (APOEL) e em Coimbra (Académica), todos os cuidados foram poucos no trajecto entre o Dragão e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde foi montado um dispositivo policial raro, senão mesmo inédito. Batedores, 'spotters', seguranças e polícias davam garantias de que equipa técnica e jogadores não seriam incomodados, o que acabou por confirmar-se, apesar de alguns (poucos) adeptos se terem aglomerado no corredor de acesso à zona dos controlos de passaportes.
Não houve bocas nem qualquer abordagem agressiva à comitiva, mas imperaram as cautelas e Vítor Pereira, que no sábado foi "escoltado" em Coimbra por Pinto da Costa e Antero Henrique, mereceu mesmo a atenção de dois agentes no percurso de alguns metros entre o autocarro e o acesso à zona de embarque. Hulk, muito visado pelos adeptos nos últimos jogos, também teve um agente à ilharga, esboçando sorrisos perante tantas medidas de segurança.
Foi montado, com efeito, um dispositivo aparatoso, o que apenas acentua o momento mais quente em torno da equipa e que só um triunfo em Donetsk pode ajudar a apaziguar. A tensão de quem não está habituado a um ciclo tão negativo paira no ar, ainda que a viagem, que O JOGO fez com a equipa, tenha sido completamente tranquila, excluindo o atraso de mais de 45 minutos à saída de Pedras Rubras, afinal de contas o espelho daquilo que o FC Porto foi em Coimbra.
Durante o voo de cerca de cinco horas, mais do que serenidade imperou até alguma descontracção. Pinto da Costa deteve-se em algumas conversas, sendo até abordado por adeptos que acompanharam a equipa, nunca em tons agressivos, mas antes de incentivo e confiança numa vitória em Donetsk. Um estado de espírito que, pelo que transpareceu, acompanha também o plantel, cujo único choque foi térmico. É que à chegada estavam três graus negativos, um frio que até pode ser inspirador para uma equipa que, depois de três jogos sem ganhar, tem obrigatoriamente de derreter o gelo.

Lista de convocados
Guarda-redes
Helton
Bracali
Defesas
Fucile
A. Pereira
Maicon
Rolando
Otamendi
Médios
Belluschi
J. Moutinho
Defour
Fernando
Souza
Avançados
Kléber
Hulk
Varela
James
C. Rodríguez
Djalma
De fora
Por lesão
Sapunaru
Mangala
Guarín
Não inscritos
Walter
Alex Sandro
Iturbe
Kadú

in "ojogo.pt"

Sem comentários: