quinta-feira, 10 de novembro de 2011

James percebeu que era talentoso aos quatro anos

Na ainda curta carreira de James Rodríguez, tudo se tem desenrolado de forma precoce. Estreou-se nos seniores com 14 anos (o mais jovem de sempre na Colômbia) e, quatro anos depois, foi o estrangeiro mais jovem de sempre a jogar, marcar e sagrar-se campeão no futebol argentino. O talento para o futebol, diz, descobriu-o aos quatro anos de idade.

«Jogo futebol desde os três anos. Sempre gostei de tocar a bola e acho que desde os quatro anos que sou bom futebolista. Sempre brinquei com a bola. Para mim, o futebol é algo de especial. Aos quatro anos, a minha mãe e o meu padrasto levaram-me a uma escola para miúdos e foi assim que a minha carreira começou. Desde os quatro anos que sabia que tinha talento e que podia chegar longe. Por isso, sempre quis jogar. Nunca pensei fazer outra coisa: foi sempre futebol, futebol», conta o jovem colombiano, em entrevista à revista Dragões.

Aos 12 anos, e depois de brilhar num torneio de futebol em Medellín, James despertou a atenção do Envigado, clube sediado naquela cidade colombiana que serviria de rampa de lançamento para os argentinos do Banfield.

«Foi uma mudança muito importante. Saí de Ibagué e fui para Medellín. Estive lá até aos 16 anos. Fiz o primeiro jogo nos seniores aos 14 anos», recorda, desvalorizando o facto de ter sido o profissional mais jovem de sempre na Colômbia.

«Não dei muita importância a isso. Sabia que podia dar muito mais, que era jovem e que tinha talento para aproveitar. Foi só mais um passo. Na carreira de futebolista, o mais difícil é manter o nível e não quebrar recordes. Sempre tive isso na minha cabeça», realça



Valderrama sobre James: «Temos jogador»

Carlos Valderrama, antigo médio e capitão da Colômbia, elogia qualidades do jovem jogador do FC Porto. El Pibe, como era conhecido, diz que James Rodriguez tem capacidade para ser o novo líder da selecção. 

«A selecção não precisa de um El Pibe. James está muito bem nessa posição. Há que dar-lhe força porque está motivado e precisa de apoio porque acredito que temos aqui um grande jogador», disse Valderrama, que hoje acompanhou os trabalhos de preparação da Colômbia para os jogos com a Venezuela e a Argentina.

O antigo internacional colombiano mostra-se satisfeito com a qualidade e desempenho dos actuais jogadores da selecção e diz que a actual geração se aproxima daquela que representava: «Futebolisticamente, é muito parecida com a nossa. Falta-lhe algum tempo de trabalho juntos, mas está no bom caminho.»

in "abola.pt"




Sem comentários: