terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Danilo acelera integração na equipa

Danilo proporcionou ontem as primeiras imagens à comunicação social num treino aberto que marcou o início da preparação para o jogo com o Rio Ave e que decorreu no complexo desportivo do Olival, na ressaca do empate em Alvalade. O brasileiro já havia trabalhado às ordens de Vítor Pereira na véspera do clássico, mas num treino à porta fechada, pelo que só ontem foi possível ver o último reforço azul e branco equipado para treinar.
Enquanto Danilo dá os primeiros passos nos campeões nacionais, O JOGO soube que a sua inscrição deu entrada ontem na Liga de Clubes, pelo que quando o processo estiver completo o jogador poderá ser posto às ordens do treinador. A disponibilidade legal do brasileiro até se prevê que seja mais rápida do que habitualmente, bem a tempo do jogo com o Rio Ave, uma vez que o Santos terá apenas de validar o TMS (Transfer Market Service), processo informático simples que veio substituir a emissão do certificado internacional entre federações e acelerar assim as questões burocráticas inerentes às transferências de jogadores.
Dito isto, importa sublinhar que todos os esforços estão a ser feitos no sentido de que Danilo se adapte o mais rapidamente possível ao FC Porto e ao novo contexto que veio encontrar em Portugal. Além das questões técnicas e tácticas, da responsabilidade de Vítor Pereira, o jogador rodeou-se de vários elementos que estão a trabalhar no sentido de criar as melhores condições para que ele possa ser chamado em breve pelo técnico. Aliás, o jogador já acompanhou o grupo a Alvalade, onde pôde assistir ao clássico com os leões a partir da bancada e começar a habituar-se ao ambiente que rodeia a equipa.
As questões pessoais também não foram deixadas ao acaso nesta fase importantíssima para o jogador, uma vez que com ele viajaram os empresários Thiago Ferro (Grupo DIS) e Jean Neto, além do pai e de mais dois amigos que o acompanharam do Brasil. O resto da família é aguardada no final do mês e deverá permanecer alguns dias com o jogador, de modo a que este se sinta apoiado.
Em relação à integração de Danilo no grupo de trabalho, pode dizer-se que a legião de brasileiros que compõe o plantel do FC Porto também não o tem deixado desamparado, bem pelo contrário; Alex Sandro, seu companheiro no Santos, que lhe foi dando conta de alguns pormenores à distância, tem sido o principal "guia" de Danilo, que no domingo (dia de folga) alinhou num churrasco no qual também estiveram Hulk e Fernando, entre outros, organizado para acelerar o relacionamento entre os jogadores e permitir a Danilo que se desiniba para se começar a sentir em casa.

Muricy Ramalho

"Quando o conhecer... joga a médio"

A.M.
Não há dúvidas de que Danilo começará a jogar no FC Porto como lateral-direito, mas o ex-treinador do brasileiro no Santos desconfia que isso seja para durar. "Quando Vítor Pereira o conhecer... ele jogará como médio", disse numa opinião surpreendente, na medida em que, no Santos, Danilo também era quase sempre lateral. "Mas isso era só porque perdi Jonathan para o Inter e fiquei sem outras opções de qualidade, quando no meio tinha muitas. Mas se eu tivesse opção, Danilo seria médio", salvaguarda.
"Essa é a sua melhor posição. Ele sabe como defender e chega-se bem à frente. Além disso, remata bem e pode tentar o golo muitas vezes. Quando o treinador do FC Porto o conhecer melhor, vai querer vê-lo no meio-campo", garante.
Muricy Ramalho fica a torcer pelo seu "menino", pois sabe que, desde Agosto, era o FC Porto que ele desejava. "Senti-o com muita vontade de ir para Portugal. Estava feliz, porque chegou a um grande clube. Era o que queria", recorda.
A adaptação será rápida, garante, e Vítor Pereira pode contar já com Danilo. "Veio para o Santos muito novo e também se adaptou. Não será diferente em Portugal, até porque a língua é igual. É claro que precisa de tempo para se entrosar, mas se o FC Porto está com problemas na lateral, ele pode resolvê-los já", fechou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: