terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MERCADO

Shaqiri apontado mas sem contactos

A.M.S.
As notícias que apontavam ontem Xherdan Shaqiri como estando na rota do FC Porto para reforçar o plantel no próximo Verão acabaram desmentidas pelo empresário do jogador. "Nunca houve contactos com o FC Porto, nem comigo, nem com o Shaqiri", garantiu Wolfgang Voge a O JOGO, irritado pela insistência com que a Imprensa portuguesa tentou confirmar a notícia que circulou ontem.
O extremo do Basileia, de origem kosovar, é internacional suíço e um jogador de talento reconhecido, apesar dos seus 20 anos, mas tem já vários emblemas europeus de primeira linha interessados na sua contratação. Segundo informações recolhidas na Suíça, o Atlético de Madrid é o clube que surge numa posição mais adiantada, uma vez que arrasta negociações para contratar Shaqiri há já algum tempo, mas outros emblemas como Manchester United e Bayern Munique estão atentos ao esquerdino, cuja cotação de mercado ronda os 15 milhões de euros.
Shaqiri, recorde-se, deu nas vistas recentemente na fase de grupos da Liga dos Campeões, nos jogos com o Benfica, facto que contribuiu para que fosse colocado na mira do FC Porto, cuja política de contratações se tem pautado por adquirir jogadores com características muito semelhantes às do esquerdino.
Mas apesar das inúmeras tentativas levadas a cabo ontem, ninguém do Basileia esteve disponível para comentar uma notícia adiantada pela Imprensa italiana, que apontava até os campeões nacionais como estando já em negociações para contratar o jogador.


Empresário lamenta por Fucile

Pablo Tomaduz, empresário de Fucile, falou ontem ao Maisfutebol sobre a perspectiva de o lateral sair do FC Porto. "Sente-se triste pela perspectiva de abandonar aquela que já é a sua casa. Ele sente a camisola, não é um mercenário", começa por dizer, antes de sublinhar que o uruguaio já renovou cinco vezes desde que chegou, em 2006. Desmentindo qualquer problema disciplinar, Tomaduz alerta para o facto de esta situação não ser boa "nem para ele nem para o clube, porque está a desvalorizar." Para Fucile, o problema não é Maicon ser titular, mas nem ser suplente. Por isso, "sair é o melhor", avisa, garantindo que "há a possibilidade de acontecer algo este mês." Pelo menos um dos laterais do FC Porto vai sair, mas O JOGO sabe que neste momento é Sapunaru quem tem a via mais desimpedida. O mercado inglês é o mais forte candidato a acolhê-lo

Walter e Sebá presos pelas opções de compra

Ainda não foi ontem que Walter foi oficializado no Cruzeiro e que Sebá ficou confirmado no FC Porto da próxima época. Segundo o Cruzeiro, porém, de hoje o assunto não passa. "O nosso departamento jurídico enviou hoje [ontem] os termos do negócio para o FC Porto validar. Não esperamos por nenhuma objecção do FC Porto. Eles prometeram dar uma resposta amanhã [hoje]. Se assim for, apresentaremos o Walter", esclareceu Dimas Fonseca, vice-presidente da Raposa.
No contrato que o FC Porto terá de autorizar, estão fixadas as opções de compra dos dois jogadores, propostas pelo Cruzeiro. "Sim, é verdade. Ambos terão opção de compra", confirmou o director. No caso de Walter, o Cruzeiro pode optar por adquiri-lo no próximo Dezembro. Quanto a Sebá, a opção será válida para Junho de 2013. O jovem está mesmo a caminho do Dragão, provavelmente para integrar a equipa B.

Varela custará 10 milhões

O Roma continuará interessado em contratar Varela e em Itália até já fixaram o preço que o FC Porto terá estabelecido para que o negócio possa avançar: 10 milhões de euros, apesar de a cláusula de rescisão ser de 40 milhões. Contudo, com Rodríguez com grandes possibilidades de sair e Djalma na CAN, a venda torna-se improvável.

Prediger arrependido

Prediger mostrou-se arrependido de ter assinado pelo FC Porto. "Encontrei uma equipa montada. Tinha de esperar. Pensei que era a melhor opção e as coisas foram diferentes. Podia ter ido para Espanha ou Itália, mas escolhi Portugal pela parte económica", disse.

Rodríguez ainda rende

ANDRÉ VIANA / ANDRÉ MORAIS
A titularidade de Cristian Rodríguez contra o Sporting não terá sido "para inglês ver", mas a verdade é que nas bancadas de Alvalade esteve o director-desportivo do West Bromwich Albion, Dan Ashworth, que se deslocou a Lisboa especificamente para observar o uruguaio e indagar sobre as condições em que o FC Porto o aceitaria transferir. Não é notícia que o ciclo do Cebola no Dragão está a chegar ao fim e que a SAD tem interesse em negociá-lo, mas os últimos jogos (com dois golos pelo meio) reforçaram o apetite do mercado e criaram condições para que Rodríguez ainda renda.
O FC Porto não ficou convencido de que o West Brom (15º classificado da Premiership) consiga fechar a operação, mas a bola está do lado dos ingleses, que ficaram a conhecer os números e confirmaram o bom momento do esquerdino. Isso mesmo nos confirmou o treinador Roy Hodgson. "É verdade que fomos vê-lo, que temos interesse na sua contratação e que é uma forte possibilidade, mas temos outros alvos", disse a O JOGO.
Hodgson não revelou os valores que estarão em cima da mesa e que andarão seguramente longe dos sete milhões de euros que o FC Porto pagou em 2008. Nesta fase, porém, em causa está recuperar parte do investimento e poupar o que Rodríguez ainda custaria até ao termo do seu contrato. Apesar de ter justificado a titularidade nos últimos jogos, o uruguaio está mesmo no mercado.
A questão passa agora por perceber o que quer o jogador, que está a seis meses de ter o passe na mão, com tudo o que isso pode representar a seu favor na transferência para um novo clube. Em causa estão as próximas temporadas, uma vez que, contrariamente ao que foi sendo escrito em Inglaterra, o FC Porto não tem interesse no empréstimo.
Tendo a última palavra sobre onde quer jogar até final da época, Rodríguez pode forçar o cumprimento do contrato com os dragões, até porque as últimas semanas provaram que, mesmo estando a prazo, é uma solução tida em conta pelo treinador.
Sem Gera nem Brunt, o West Bromwich está desesperado por extremos e quer resolver esse défice o mais depressa possível. Rodríguez, porém, viajou para o Uruguai para estar no funeral da avó, tendo sido autorizado pelo FC Porto a ausentar-se dos trabalhos. Entre as viagens, é possível que algum negócio avance e que o extremo já nem seja opção para o jogo com o Rio Ave, no sábado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: