segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Equipa vai virar à direita: sucessão ou revolução?

Alvalade marcou um fim de ciclo na ala direita do FC Porto, que terá de reformular a dupla que foi titular nos últimos sete jogos. Maicon e Djalma foram sempre primeira opção no pós-Coimbra, mas o angolano partiu para a CAN e, entretanto, Danilo chegou para reclamar um espaço na equipa.
Sobra por isso uma dúvida: a viragem à direita assentará numa mera sucessão ou exigirá de Vítor Pereira uma revolução no flanco? Djalma não é o único extremo em trânsito, porque Cristian Rodríguez está no mercado, Varela perdeu há muito o estatuto de insubstituível, e Iturbe é um trunfo que o treinador ainda está a trabalhar.
Se o Cebola não for transferido, a resposta pode passar pelo dinastia dos Rodríguez, com James e Cristian a partilharem as faixas. Essa é a via pacífica, mas Kléber espreita uma nova oportunidade e a SAD está no mercado por um ponta-de-lança, o que pode devolver Hulk ao seu ponto de partida, fechando de vez o ciclo de Djalma.
A partida para a CAN acaba por forçar uma mudança que parecia inevitável - face à bitola exibicional do angolano, que nunca foi além da mediania -, mas não encerra em si mesma a resposta às dúvidas que têm transparecido praticamente desde o início da época. Hulk seria o dono absoluto da direita do ataque, mas foi chamado de emergência para apagar o fogo que deflagrou ao centro depois da saída de Falcao.

Soluções de origem

> JAMES

Apesar de estar no mercado, Cristian Rodríguez parece ter ganho espaço à esquerda. Suplente em Alvalade, James pode voltar ao onze ocupando o lugar de Djalma, mas não se sente particularmente à vontade partindo da direita.

> VARELA

Eclipsou-se de forma algo surpreendente e perdeu muito espaço entre as prioridades de Vítor Pereira. A sua última titularidade foi para a Taça da Liga, em Paços de Ferreira, onde até foi utilizado a 10.

> ITURBE

Há um ano, o jovem James despontou a partir de Janeiro, mas Iturbe parece estar num patamar de desenvolvimento inferior. Vítor Pereira já elogiou o seu talento, mas também pôs água na fervura e anunciou que os próximos tempos ainda seriam de aprendizagem.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: