sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Indiscutível Rolando chega aos 100

O que têm Jesualdo Ferreira, Villas-Boas e Vítor Pereira em comum enquanto treinadores do FC Porto? A resposta é Rolando. O central foi sempre aposta inicial em jogos do campeonato com os três técnicos, o que faz dele num dos jogadores mais utilizados nas últimas quatro temporadas. De tal forma, que amanhã vai atingir os 100 jogos de azul e branco só na Liga. E para se perceber até que ponto Rolando é titular indiscutível no eixo defensivo dos dragões basta dizer que só falhou cinco jogos nesta prova desde que assinou pelo clube. Todos por opção dos treinadores - sobretudo para o fazer descansar - já que nunca foi expulso nem acumulou os cinco cartões amarelos que o obrigariam a ficar um jogo na bancada. Curiosamente, esta época já está "à bica" desde a 10ª jornada...
Se juntarmos os jogos que disputou pelo Belenenses, Rolando está a apenas quatro de atingir as duas centenas no campeonato, um número bem interessante para quem tem apenas 26 anos. No plantel portistas apenas Helton (222) e João Moutinho (204) têm mais experiência de Liga do que Rolando.
Imune às críticas que o têm atacado esta época, sobretudo depois de ter aberto a porta da saída durante o defeso do Verão, Rolando mantém-se intocável no centro da defesa do FC Porto. Tem 1260 minutos esta época, o que faz dele totalista no campeonato, a par de Helton. E nas épocas anteriores fez sempre os 90 minutos quando esteve em campo, perfazendo um total de 8910 minutos pelo FC Porto só na Liga.
Em 2008/09, Rolando falhou dois jogos: o primeiro, contra o "seu" Belenenses, logo na jornada inaugural. Ou seja, tinha acabado de chegar ao clube. O segundo, na 29ª ronda, com o Trofense, para dar a oportunidade a Stepanov de fazer alguns minutos. Na época seguinte voltou a ficar de fora em duas ocasiões: na 11ª jornada (Rio Ave) e na 22ª (Olhanense), esta antes da visita a Londres para defrontar o Arsenal.
Já com Villas-Boas no comando técnico, Rolando assumiu-se como o patrão da defesa e só não actuou na 28ª ronda (Setúbal), em vésperas da segunda mão da meia-final da Liga Europa, com o Villarreal. Agora, com Vítor Pereira, a aposta mantém-se e se não for travado pelos amarelos, Rolando arrisca-se a acumular titularidades atrás de titularidades, até merecer o descanso em vésperas de algum jogo mais importante.
Como curiosidade, acrescente-se que Rolando já partilhou o eixo defensivo com sete companheiros: Mangala, Otamendi, Maicon, Sereno, Stepanov, Maicon, Nuno André Coelho e Bruno Alves, com quem esteve mais vezes em campo. Pedro Emanuel foi o único central que esteve no plantel ao mesmo tempo que Rolando, mas com quem o internacional português nunca jogou junto. Ah! E já agora acrescente-se que Rolando joga sempre no lado direito. Os "outros" é que são desviados para a esquerda.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: