segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Tribunal de O JOGO

Sem casos polémicos

A arbitragem de Hugo Miguel não suscitou controvérsia, sobretudo nos lances decisivos de um jogo que decorreu tranquilamente, embora tenha pecado pela passividade no contexto disciplinar. Se faltou o cartão amarelo a João Moutinho (37'), no entender de Jorge Coroado e Paulo Paraty, houve outros lances semelhantes (pelos lados do V.Guimarães) que foram também atenuados pelo árbitro, que, no geral, teve uma actuação sem prejuízos.

Momento mais complicado

75' Houve razão para considerar grande penalidade a acção de Toscano sobre James?

Jorge Coroado

+
Toscano, com o pé esquerdo, tocou na perna esquerda de James e com as mãos empurrou-o. Grande penalidade que não deixa dúvidas.

Pedro Henriques

+
Toscano não controla o seu movimento e com a perna esquerda toca em James, há contacto que o jogador do FC Porto aproveita para cair no chão. Lance de difícil análise, mas com claro benefício para a equipa de arbitragem.

Paulo Paraty

+
Toscano primeiro com a coxa e depois com o pé esquerdo impede a progressão de James Rodríguez, que força a situação; mas não deixa de haver falta.


Outros casos

19' Rolando está em posição legal quando faz o 1-0?
37' Faltou amarelo numa entrada dura de João Moutinho sobre El Adoua?
59' Fernando fez falta para o livre de que resulta do golo de Faouzi?

Jorge Coroado

+
Não houve qualquer irregularidade; a posição era a correcta e a movimentação da bola, e o modo de a jogar, não feriu os preceitos legais.
-
João Moutinho chegou atrasado ao lance e, de modo imprudente, por trás rasteirou El Adoua. Faltou o cartão amarelo.
-
Não houve qualquer infracção de Fernando sobre Toscano - mal assinalado o livre. Momentos antes, uma obstrução sobre Varela não foi assinalada.


Pedro Henriques

+
O golo é legal. No momento do passe de James, Rolando tem dois adversários entre ele e a linha de baliza, não havendo infracção.
-
João Moutinho entra de forma imprudente sobre El Adoua. Foi uma infracção passível de livre directo e cartão amarelo.
+
Toscano foi rasteirado de forma deliberada e imprudente por Fernando, sendo uma infracção para livre directo e cartão amarelo.


Paulo Paraty

+
A única irregularidade possível seria a existência de fora-de-jogo, o que não se verificou, pois Rolando estava em linha com penúltimo defensor.
-
João Moutinho é claramente imprudente no seu "tackle", o que parecia ajustar-se a exibição do cartão amarelo - o árbitro ficou-se pela advertência verbal.
+
Na dúvida que tenho deixo-a para o árbitro, embora me pareça que Fernando atinja primeiro a bola e só depois o oponente.


Apreciação global

Jorge Coroado

Jogo intenso entre os 36' e 59', não exigindo muito do árbitro, que não esteve nos seus melhores dias. Na disciplina, foi demasiado condescendente.

Pedro Henriques

Actuação sem influência no resultado, contando com uma boa colaboração dos seus assistentes.

Paulo Paraty

Com ou outro lance controverso, a equipa de arbitragem foi coerente deixou uma imagem de competência e segurança.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: