terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Três candidatos a novo Polvo

Sem os tentáculos do Polvo, o FC Porto fica mais fraco. E se não há como esconder a influência de Fernando, descrita nos números acima, Vítor Pereira tentará pelo menos camuflá-la, com o recurso a uma nova opção, que começará amanhã a testar. Hipóteses há pelo menos três, sendo que só Souza constituiria troca directa. A entrada de Belluschi ou Danilo no onze pressupõe uma alteração e obrigará a fixar Moutinho ou Danilo à posição 6 ou a usar um esquema com duplo pivô, menos rodado, mas não inédito esta temporada.
Nesta fase, adiantar um cenário seguro seria pura especulação. É certo que o treinador já terá pensado em algo, mas com folga também prevista para hoje, só amanhã começará a trabalhar a equipa com o foco no Gil Vicente. E será também em função dos dados recolhidos sobre este adversário que será tomada uma decisão. Souza é o único que tem rotinas a jogar como trinco e aquele que, durante o início da época, assumiu o lugar com relativo sucesso, mas não é certo que seja ele o eleito. Vítor Pereira não deixou de confiar no jogador, mas tem em João Moutinho, Defour e Belluschi três médios com mais ritmo e em quem tem apostado mais. Além disso há Danilo, um craque que deve ser rentabilizado e que, nesta fase, precisa apenas que se abra uma brecha no onze para que possa entrar e por lá ficar. A lateral ou como médio.
No início da temporada, com Souza no lugar do então desmotivado Fernando, o FC Porto ganhou três jogos e apenas perdeu um, contra o Barcelona. Sofreu quatro golos, à média de um por jogo, número que melhorou depois de outras tantas titularidades: 0,63 golos por jogo, menos do que os 0,9 de Fernando. A estatística não convence Vítor Pereira, perspicaz a entender que a estabilização exibicional do Polvo foi um dos factores que mais contribuíram para o crescimento do conjunto.

Fernando lidera roubos de bola e... exibições

Não é propriamente uma surpresa constatar que nenhum outro portista recupera bolas como Fernando: 10,9 por jogo, à frente de Rolando e Otamendi, os jogadores que se lhe seguem e muito longe dos 1,9 de Souza, o seu concorrente interno, mas que tem bem menos minutos. Fernando está até melhor do que em 2010/11, quando recuperava apenas 8,1 bolas por jogo. Nos outros itens estatísticos, o Polvo também está bem colocado. Entre os médios, só Moutinho tem mais contacto com a bola. Mas Fernando é mais acertado: 86,8% de passes certos, contra 83,4% de Moutinho e 83%2 de Souza. Surpresa é comparar as pontuações de O JOGO. Com 6,33 de média, Fernando é o melhor portista, à frente de Hulk, com 6,14.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: