domingo, 5 de fevereiro de 2012

Castro: "São dois jogadores inteligentes que se enquadram bem"

Castro está convencido de que o FC Porto vai tirar dividendos da dupla que promete formar-se com Lucho e João Moutinho no meio-campo. O médio emprestado ao Sporting Gijón conhece bem os dois jogadores, depois de ter jogado com ambos nos azuis e brancos. "São dois jogadores inteligentes que vão enquadrar-se bastante bem juntos", comentou. As características de cada um prometem elevar ainda mais o nível. "Ocupam o campo de maneira diferente. Mas com o Lucho, o FC Porto ganha um elemento que vai trazer outra maturidade ao jogo, capaz de marcar muito bem os momentos e o ritmo que mais convém à equipa e isso é muito importante", esclareceu.
Saber como é que Moutinho vai actuar em função de Lucho é uma questão a que só Vítor Pereira poderá responder, mas que já será perceptível a partir do jogo com o V. Setúbal. Castro é que não vê necessidade de mudar grande coisa, à partida: "Não me parece que com o Lucho em campo o João tenha de mudar o que quer que seja na sua forma de jogar. Acho que até se complementam bastante bem de certa forma".
Com Lucho e Moutinho, o FC Porto ganha mais capacidade empreendedora sobre o jogo e cada um, a seu tempo, poderá até conseguir ter mais iniciativa ofensiva. "O Lucho cobre muito bem o campo nas diagonais e isso pode ajudar o Moutinho a soltar-se mais para a frente. Acredito que a equipa passe a jogar melhor e mais equilibrada", sustentou.
Mas, para além de poder assumir mais o jogo, a chegada de Lucho traz outros aspectos positivos: "Ele era um jogador muito importante em termos de organização de jogo no tempo em que esteve no FC Porto". Mas não é só. O enquadramento à margem do relvado também vai sair reforçado. "Ter jogadores bons em quantidade é sempre positivo, nunca é um problema, mas com o Lucho haverá que contar com ele no balneário. Sempre foi um jogador de peso. Sabe o que a equipa precisa e acredito que as coisas até se tornem mais fáceis para Vítor Pereira, que poderá contar com a ajuda dele", acrescentou Castro, que confia que a concorrência será agora mais apertada no meio-campo.

Experiência ganha mais peso no meio-campo

Não há dúvidas de que o FC Porto vai ganhar em maturidade com a integração de Lucho no meio-campo, ao lado de João Moutinho. Esse é mesmo um dos aspectos apontados por Castro e os números dão-lhe razão. É certo que o argentino só esteve quatro temporadas no futebol português, mas esteve sempre entre os jogadores mais utilizados por Jesualdo Ferreira. Entre 2005/06 e 2008/09, El Comandante somou 111 jornadas a defender as cores azuis e brancas, o que traduz bem o peso que ele representava para a equipa e a experiência que foi acumulando à custa disso.
Com João Moutinho o trajecto vai no mesmo sentido. Apesar de só ter 25 anos, são já 206 jogos no campeonato português entre a sua estreia com a camisola do Sporting no escalão principal (2004/05) e a temporada que decorre. Parece inequívoco que, com esta dupla, Vítor Pereira passa a contar com um colectivo mais preparado para assumir o jogo e gerir as suas incidências e que deverá permitir ainda estabilizar o sector.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: