domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nova dupla de centrais

As ausências de Rolando e Otamendi da lista de convocados para o jogo de hoje podem parecer surpreendentes, mas Vítor Pereira vai lançar Maicon e Mangala no centro da defesa tendo já em vista o desafio que se segue, frente ao Leiria. Pode parecer confuso, mas não é.
Rolando e Otamendi vão ter de cumprir um jogo de castigo no encontro do próximo fim-de-semana para o campeonato, depois de terem completado uma série de cinco cartões amarelos na recente visita a Barcelos, sobrando, desta forma, Maicon e Mangala. Ora, o jogo com o V. Setúbal servirá para oferecer rotinas de jogo a esta nova dupla de defesas-centrais, que, no entanto, até já jogou junta esta temporada.
Foi apenas uma vez e no jogo mais fácil da época, a visita ao terreno do Pêro Pinheiro, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. O brasileiro e o francês até estiveram em campo juntos por mais três ocasiões (Olhanense, Paços de Ferreira e Estoril), embora nestes últimos exemplos Maicon tenha sido utilizado no lado direito da defesa.
Depois de uma adaptação que durou cerca de três meses, o brasileiro vai agora regressar ao centro do terreno, preparando-se para formar nestes dois jogos que se seguem uma dupla com Mangala, o central com melhor eficácia do plantel: a equipa só sofreu três golos nos oito jogos em que ele participou.
Mas este jogo de hoje com o V. Setúbal deverá ter Fernando em campo, também ele a precisar de minutos na companhia desta nova dupla de centrais.

Lucho e Janko apontados ao onze inicial

A hora é de mudanças no Dragão e Vítor Pereira vai aproveitar o jogo de hoje, frente ao V. Setúbal, para fazer várias alterações na equipa titular. Neste jogo capaz de proporcionar múltiplas experiências, há boas notícias para os adeptos: Lucho e Janko devem mesmo ser chamados à titularidade. Ao que tudo indica, Vítor Pereira vai lançar os mais recentes reforços no onze inicial, por forma a acelerar a adaptação dos dois aos processos de jogo da equipa - convém recordar que faltam pouco mais de três meses para o final da época... A partida contar para a Taça da Liga e um empate ser suficiente para a passagem às meias-finais da competição são apenas mais dois detalhes que ajudam a reforçar a perspectiva de várias mudanças no onze, embora sempre com Lucho e Janko como principais atracções, ou não estivessem os adeptos portistas ansiosos por assistir ao regresso do argentino ou à possibilidade de descobrir um novo goleador depois da partida de Falcao para o Atlético de Madrid. As expectativas são elevadas, e hoje começará um novo capítulo na história desta temporada do FC Porto.
Apesar de terem chegado a Portugal apenas na última semana, Lucho e Janko trazem na bagagem muitos minutos de competição acumulados durante esta época (31 jogos e 1970 minutos para o médio, 31 jogos e 1940 minutos para o avançado), o que lhes permite ter ritmo de jogo para encarar com facilidade a exigência de uma partida com as características desta. Neste momento falta-lhes apenas um maior entrosamento com a equipa, sobretudo no caso do austríaco, mas é precisamente com os jogos - muito mais do que com os treinos... - que essa ligação surgirá mais rapidamente. Nesse sentido, nada melhor do que aproveitar o jogo de hoje para começar a rodar uma equipa que também deverá ter, no meio-campo, Fernando e Moutinho e, no ataque, James e Varela, tendo em conta a ausência anunciada de Hulk. Está aí a segunda versão do FC Porto da temporada.

Danilo na expectativa

Danilo também se deverá estrear hoje a titular, no lado direito da defesa, precisamente um mês depois de ter realizado o primeiro treino no Olival. O internacional brasileiro poderá ter a companhia de um compatriota do outro lado, uma vez que Alex Sandro também precisa de somar mais alguns minutos de competição, tendo em conta uma previsível ausência de Álvaro Pereira nos próximos tempos, uma vez que o uruguaio está a um cartão amarelo da suspensão na Liga.

Três meses depois, Sapunaru está de regresso

A presença de Sapunaru no banco de suplentes do FC Porto na visita a Chipre, de onde assistiu à derrota frente ao APOEL, no dia 1 de Novembro, foi a última aparição do romeno num jogo oficial. Desde então, o lateral sofreu uma lesão e, depois, passou a ser preterido por Vítor Pereira, sem que tenha sido avançada uma justificação para esse facto. A verdade é que Sapunaru está de regresso, curiosamente na primeira convocatória depois do fecho de mercado de Inverno. Ausentes desta lista, estão desta vez Helton, Souza e Djalma, todos por opção. O guarda-redes cede mais uma vez o lugar a Bracali nos jogos da Taça da Liga; Souza começou a semana lesionado; e Djalma só regressou na sexta-feira da selecção angolana que participou na CAN.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: