sábado, 11 de fevereiro de 2012

F.C. Porto-U. Leiria (antevisão): um novo ciclo

Derrota depois de 55 jogos abre espaço a um Dragão de cara lavada e sem margem de erro


O momento:

F.C. Porto Em Barcelos fechou-se um ciclo. Foram 55 jogos sem perder no campeonato até um trambolhão enorme quando poucos esperavam. A derrota doeu. O record do Benfica ficou à distância de um jogo e o próprio Benfica ficou mais longe na Liga. Agora, como após a derrota em Alvalade que iniciou o mega-ciclo vitorioso, volta tudo ao início. Um novo ciclo e de cara lavada. Danilo não perdeu tempo a mostrar serviço, Lucho e Janko foram ainda mais rápidos. Há dois anos, o ciclo de invencibilidade começou com um empate caseiro. Repetir a história está longe de ser o ideal para quem quer chegar à Luz em condições de discutir o título. 

U. Leiria Manuel Cajuda nunca ganhou fora de portas. A U. Leiria não soma três pontos desde Dezembro do ano passado e nunca venceu no terreno do F.C. Porto. Vem de uma derrota caseira com um rival directo na luta pela manutenção (P. Ferreira). A semana fica marcada pelo caso de indisciplina de Jô, que está afastado do plantel. Em Dezembro chegaram seis reforços que é preciso integrar. Tudo isto só pode ter uma conclusão: vida difícil para os leirienses no Dragão. 

As ausências

F.C. Porto Os centrais titulares estão de fora. Otamendi e Rolando completaram um série de cinco cartões amarelos em Barcelos e cumprem castigo. Kléber lesionou-se no último treino e também não vai a jogo. 

U. Leiria Jô, suspenso pelo clube, é a ausência mais surpreendente. Gottardi e Patrick estão lesionados. Cacá, Hugo Gomes e os reforços Copetti, Alhafith e Keita ficam de fora por opção técnica. 

Discurso directo

Vítor Pereira (Treinador do F.C. Porto) «Não nos podemos dar ao luxo de baixar o andamento. Vamos ter de jogar um jogo com a importância dos três pontos. Temos de estar no máximo do nosso potencial. U. Leiria? Quem joga em 3-4-3 pensa um jogo ofensivo. É de louvar quem pensa o jogo assim e acredito num bom jogo. Vão tentar jogar com qualidade e com um futebol positivo, até pelo carácter que conheço do treinador»

Schaffer ( Jogador da U. Leiria) «Ajudar o Benfica? De ajuda precisamos nós. O Benfica é forte, como o F.C. Porto, e não precisa de nós. Temos é de dar tudo para trazer os três pontos e pensar unicamente em nós. O Porto é sempre forte, todos os anos. Mas são onze contra onze e vamos jogar de igual para igual.»

Outros confrontos
O F.C. Porto nunca perdeu em casa com a U. Leiria. Já realizou 17 jogos para a Liga portuguesa e dois para a Taça de Portugal no seu reduto e só por uma vez não recolheu aos balneários com a vitória. Foi na conturbada época de 2004/05, quando a equipa orientada por Vítor Pontes conseguiu empatar a um golo. Quaresma fez o golo dos dragões, Krpan marcou para os leirienses. O resultado mais desnivelado entre estas duas equipas, em jogos do campeonato, aconteceu na época passada: o F.C. Porto ganhou por 5-1. 

Equipas prováveis

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Mangala e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Lucho Gonzalez; Hulk, Janko e Varela. 

Outros convocados: Bracali, Sapunaru, Alex Sandro, Defour, Djalma, Cristian Rodríguez e James. 

U. LEIRIA: Oblak; Marco Soares, Haas e Edson; Ivo Pinto, Manuel Curto, Marcos Paulo e Schaffer; Terroso, John Ogu e Djaniny. 

Outros convocados: Luiz Carlos, Hugo Alcântara, Obradovic, Rúben Brígido, Elvis, Luís Leal, Robinho, Bruno Moraes e Barkroth.

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje o FC Porto tem mais um jogo decisivo na manutenção das aspirações ao título, e na salvaguarda da segunda posição. Depois das vitórias de Benfica e Braga, não há margens para deslizes. Temos de vencer.
O Leiria reforçou-se muito na reabertura do mercado, e vem motivado ao Dragão.
Na última partida a equipa demonstrou melhorias, essencialmente na construção mais assertiva de jogo, e mais logo espera-se mais do mesmo, um FC Porto forte, aguerrido e a lutar pelos 3 pts desde o apito inicial.

Abraço e boa semana

Paulo