sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Já sofri com Janko, está sempre no sítio certo"

Surpreendido por ter visto partir Janko por um "preço tão barato", Kieszek não vai sentir saudades do goleador que lhe estreou as redes na Holanda. Afinal, foi o primeiro tormento por que passou e é um alívio não ter de o voltar a defrontar. "Foi o primeiro jogador de quem ouvi falar na Holanda. O meu primeiro jogo pelo Roda foi contra o Twente e todos os meus colegas me falavam no Janko", conta. "A lição estava bem estudada, mas mesmo assim sofri um golo dele", lamenta, embora sorrindo, até porque o Roda acabou por virar o jogo e ganhar 2-1.
Na véspera dessa partida, o goleador austríaco foi o centro da palestra do treinador. "Explicou-nos que não podíamos dar espaços no jogo aéreo e que, não sendo rápido nem virtuoso tecnicamente, está sempre no sítio certo. Infelizmente, comprovei isso durante o jogo. Defendi um primeiro remate de outro jogador, mas ele apareceu oportunamente para a recarga", recorda. "Esses avançados posicionais são os mais difíceis de travar. Sem se mexerem muito, sabem sempre onde a bola vai cair. E isso é uma grande qualidade", explica.
O polaco não voltou a acompanhar com atenção o reforço do FC Porto, "a não ser pelo que se dizia na Holanda, pois ele era muito famoso aqui". O guarda-redes prefere concentrar-se no estudo dos avançados que defronta semana após semana. Mas o austríaco é um dos que não se esquece. "Era um dos melhores da Holanda e tem tudo para dar certo em Portugal. Bem, não será como Falcao. Esse é extraordinário. Que jogador o poderia substituir? Não vejo ninguém", atira, pleno de sinceridade, a propósito do ex-colega. "Mas a verdade é que o FC Porto precisava de um jogador e Janko é o homem certo. Não tenho dúvidas de que o FC Porto vai melhorar com ele", garante. "Aliás, no primeiro jogo já marcou. E de que forma foi?", pergunta-nos, de forma automática, para voltar a atestar o oportunismo do gigante.
A história de Janko também dá razão a Kieszek. O austríaco conta 13 golos marcados de recarga após defesas incompletas dos guarda-redes. Mas há duas épocas da sua carreira onde foi impossível fazer essa contabilidade. Caso contrário, o número até deveria ser superior...

Saudades do sol de Portugal e crença num FC Porto campeão

A experiência holandesa está a ser "boa porque oferece tempo de jogo", mas para viver não há como Portugal. "Talvez pelo sol", brinca. "Quando se sai à rua e vê o sol até dá vontade de sorrir", continua. Para já, tem mais dois anos e meio de contrato com o FC Porto, clube que continua a acompanhar pelos resumos que os canais polacos passam. Além disso, há a internet para satisfazer a sua curiosidade. Com Lucho e Janko, acredita que a equipa está mais forte. "Vai lutar com o Benfica até final. Mas estão a melhorar e acredito que possam ser campeões", diz, entendendo como "naturais" as dificuldades sentidas até aqui: "Quando se muda um treinador, muda tudo. Leva tempo, por melhor que ele seja."

Goleador aprende português


A vontade de ser bem sucedido no FC Porto passa não só por uma boa ambientação à equipa, como também à cidade e ao país. Por isso, e antes que se faça tarde, Janko decidiu começar a aprender a língua portuguesa. Não se sabe se o goleador tem aulas, mas a imagem publicada ontem no seu Twitter garante que pelo menos de forma autodidacta vai começar a estudar. "É importante aprender a língua e isso começa agora", escreveu. Algumas horas depois, o austríaco respondeu também a alguns fãs que lhe perguntaram se estava a gostar da cidade. "Claro! Espero ter a oportunidade de conhecer mais", disse-lhes.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: