sábado, 11 de fevereiro de 2012

Souza diz que Fernando não lhe dava hipóteses

Souza partiu ontem a meio da tarde para o Brasil em busca de um sonho: jogar com regularidade para garantir a presença nos Jogos Olímpicos de Londres. "Foi só por isso que pedi aos dirigentes para sair do FC Porto. Tenho o sonho de jogar nas Olimpíadas e disse várias vezes aos responsáveis do clube que pretendia jogar mais para ter essa possibilidade. Eles compreenderam a minha situação, e estou-lhes agradecido por me terem dado a oportunidade de jogar no Grémio. Mas atenção: a minha história no FC Porto não acaba aqui; quero voltar para triunfar neste clube", explicou o médio a O JOGO pouco antes de entrar no avião que o levou até ao Brasil.
Apesar de não ter sido utilizado com muita frequência no Dragão, Souza só consegue encontrar elogios para falar do seu clube - "Sim, o FC Porto continuará a ser o meu clube" -, apesar de reconhecer sentir-se um "pouco frustrado" por não se ter conseguido impor em Portugal: "Passei um ano e meio muito bom, mas é claro que parto triste e frustrado, até porque vinha com intenções de me afirmar. Não aconteceu, mas, repito, a minha história no FC Porto não acaba aqui."
Afinal, porque é que o médio brasileiro não se conseguiu impor no Dragão? A resposta parece fácil de encontrar, e Souza não teve problemas em reconhecer o problema: a culpa foi mesmo da concorrência. "O culpado é Fernando. Não dá hipóteses, é muito bom! Enquanto ele estiver no FC Porto, ninguém lhe tira o lugar. Para mim, ele é o melhor trinco da Europa e um dos melhores do mundo. É um jogador fantástico, e ninguém tem hipótese de lhe roubar o lugar. Além disso, não é fácil entrar para jogar uma vez por mês. Assim fica difícil entrar no ritmo certo", afirmou antes de voltar a repetir que parte "sem mágoa" de nada ou ninguém. Souza revelou também que tem em Fernando "um grande amigo" e que aprendeu muito com ele ao longo deste ano e meio: "Hoje sou um jogador melhor e devo-o em parte a Fernando. Aprendi muito com ele. Não sou trinco, sou mais médio, mas aprendi muito com ele."
Na hora da despedida, Souza também fez questão de deixar uma mensagem de confiança aos companheiros. "O ambiente no grupo é excelente, e ainda é possível recuperar a distância pontual para o Benfica. Eu acredito e sei que, naquele balneário, também se acredita. Nada está perdido e agora vou ficar a torcer por eles à distância, até porque se reconquistarmos o campeonato, esse título também será um pouco meu", concluiu.

Até pode regressar já no Verão...

O contrato de empréstimo de Souza ao Grémio é válido até ao final do mês de Dezembro, mas o médio fez questão de nele introduzir uma cláusula que lhe permite regressar ao FC Porto já para o arranque da próxima temporada. "Acredito que é o melhor para todos. Como já disse, quero voltar ao FC Porto, é esse o meu desejo e se tiver a possibilidade de o fazer já no Verão, ainda melhor", confessou. Apesar disso, Souza sabe que esse regresso está dependente da sua produção no Brasil, mas não só... "Vamos ver o que consigo fazer no Grémio. Parto muito motivado e com muita vontade de jogar. Se conseguir estar ao meu melhor nível, acredito que posso regressar mais cedo do que o previsto ao FC Porto. No entanto, não depende só de mim... há outras situações que podem pesar nessa decisão." Quais? O médio sorriu à pergunta e lá deixou escapar o nome do suspeito do costume. "Se Fernando sair, tudo poderá ficar mais fácil. Mas vamos ver. Ainda é cedo para pensar nisso. Para já, quero é afirmar-me no Grémio e regressar às boas exibições. E é preciso recordar que o Grémio é um dos maiores clubes do Brasil", referiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: