segunda-feira, 12 de março de 2012

Ausência de Hulk é só a ponta do icebergue

O FC Porto perdeu dois pontos contra a Académica, mas também saiu desse jogo sem Hulk para a deslocação à Choupana, de sexta-feira. O brasileiro, recorde-se, viu o quinto cartão amarelo e terá de cumprir um jogo de suspensão. Mas os efeitos colaterais do jogo com os Estudantes não devem ficar por aqui, a confirmarem-se as ausências de Fernando, Sapunaru e Djalma, trio que sofreu consequências físicas do encontro da 22ª jornada.
Vítor Pereira corre sérios riscos de não contar com qualquer um dos três lesionados, a quem se juntam Danilo, Mangala e Varela. Seis baixas que restringem, e muito, as opções para o jogo com os madeirenses. É certo que os jogadores ainda serão reavaliados hoje, dia de regresso ao trabalho, mas, neste momento, as perspetivas de os recuperar a tempo não são muito elevadas.
Começando pela ausência de Hulk, percebe-se que os "sucessores" naturais do Incrível - Varela e Djalma - estarão provavelmente fora de combate, pelo que a primeira dor de cabeça de Vítor Pereira passará por encontrar uma solução que limite ao máximo os efeitos na dinâmica ofensiva a utilizar com o Nacional. Djalma será reavaliado, mas havendo a suspeita de uma lesão muscular na face posterior da coxa direita, as hipóteses de uma recuperação estão longe de ser as melhores.
Outra questão não menos premente passa por colmatar a ausência de Fernando, que saiu antes do intervalo do embate com a Académica, a contas com uma contusão no joelho esquerdo. Aqui, Defour e Moutinho são as alternativas, até porque o plantel não tem outro médio com características semelhantes. Sobra, aliás, apenas Lucho para completar o setor intermediário.
Em termos defensivos, e partindo do princípio que Sapunaru também não recupera, o técnico do FC Porto deverá optar por voltar a desviar Maicon para a direita e compor a dupla de centrais com Rolando e Otamendi, uma vez que Mangala - embora tendo reintegrado os trabalhos de forma limitada - ainda não deverá estar em condições para entrar nestas contas.

Cristian Rodríguez "empurrado" para a titularidade na Choupana


Sem Hulk e com a provável ausência de Djalma, que se deverá juntar à de Varela, Vítor Pereira fica sem grandes alternativas para as alas, devendo ter de recorrer a James e Cristian Rodríguez para compor a equipa na Choupana. Curiosamente, e na ausência de Hulk esta época, por lesão, Vítor Pereira nunca optou por colocar os dois sul-americanos nas alas, preferindo juntar James na direita e Varela na esquerda em três jogos e colocar Varela na direita e Cristian Rodríguez na esquerda, noutra vez. Cebola (direita) e James (esquerda) só foram titulares frente ao Rio Ave, mas com Hulk no eixo.

Indisponíveis


Fernando

É um dos indiscutíveis

Fernando soma 1433 minutos de jogo no campeonato, tendo sido titular nos 16 jogos a que foi chamado. O Polvo é por isso um dos cinco jogadores mais utilizados por Vítor Pereira esta época, o que traduz bem a importância que tem na equipa.

Djalma

Tem peso nas opções

É um jogador de que Vítor Pereira não prescinde, tendo sido titular numa fase importante do final de 2011, até ter de representar Angola na Taça das Nações Africanas. Cinco vezes titular, soma 510 minutos no campeonato, mas não marcou.

Sapunaru

Estava a recuperar

A lesão de Sapunaru não parece grave, mas suficiente para o afastar da equipa numa altura em que vinha recuperando o seu lugar na defesa, depois de uma ausência da equipa, por opção, de quase quatro meses.

Varela

Lesão inoportuna

Estava a atravessar o seu melhor momento de forma da temporada antes de sair lesionado contra o Feirense. Soma 861 minutos no campeonato e três golos marcados desde o início de 2012, altura em que passou a ser uma aposta mais frequente.

Danilo

Expectativas adiadas

Lesionou-se contra o Manchester City, depois de ter realizado duas boas exibições contra o V. Setúbal e o Leiria, que deixaram poucas dúvidas quanto à sua titularidade dali em diante. Agora, precisa de recuperar o comboio que perdeu cedo.

Mangala

Alternativa para o eixo

Foi titular na Liga Sagres em cinco jogos, somando 450 minutos de jogo, na sua primeira temporada no FC Porto. Mas já se percebeu que Mangala é uma alternativa a ter em conta não só para o futuro. Tal como Danilo, lesionou-se contra o City.

Baixas devem beneficiar Iturbe


Iturbe tem lugar praticamente assegurado na próxima convocatória de Vítor Pereira, a confirmarem-se as ausências de Fernando, Djalma e Sapunaru, Danilo, Varela, Mangala, todos lesionados. Somando Hulk, que ficará a cumprir suspensão contra o Nacional, a esta equação, o plantel fica reduzido a 16 jogadores, três dos quais guarda-redes (Helton, Bracali e Kadú). Ou seja, Vítor Pereira só poderá chamar 15 jogadores, o que deixa em aberto três lugares a preencher por juniores. A menos que alguém recupere a tempo.
Dito isto, Iturbe passará de preterido com a Académica para o banco e com boas hipóteses de acrescentar tempo aos 101 minutos de jogo que fez até ao momento, esta temporada. O argentino não tem andado nada satisfeito por não fazer parte das opções no FC Porto, mas desta vez pode ter visto chegar uma oportunidade para se mostrar.

Maicon à bica para a Mata Real


Os problemas de Vítor Pereira só não atingem uma proporção ainda mais catastrófica para a deslocação à Choupana porque Maicon conseguiu resistir aos amarelos. O central soma quatro no campeonato e está à bica. Se tivesse sido admoestado contra a Académica, falharia a visita à Madeira, deixando o treinador com apenas Rolando, Otamendi, Alex Sandro e Álvaro Pereira no setor defensivo. Maicon safou-se, mas mantém o alerta. Agora para a Mata Real.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: