segunda-feira, 12 de março de 2012

"GANHAR A TAÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

Com o primeiro lugar da fase regular quase consolidado, em função do triunfo sobre o Vitória de Guimarães e da derrota do Benfica em Ovar, Moncho López direcciona as atenções da equipa para a Final 8 da Taça de Portugal. A partir de quinta-feira, em Fafe, os Dragões tentam recuperar o troféu, e o Barreirense, o adversário nos quartos-de-final, só lhe merece elogios.

Não é prioridade, ou até essencial, porque o fundamento de toda a época portista assenta na revalidação do título, mas a recuperação da Taça, conquistada em Março de 2010, no Entroncamento, é um objectivo abertamente assumido por Moncho. Se o conseguir, o treinador galego somará o sétimo troféu em pouco mais de dois anos.

Taça de Portugal é o troféu a recuperar?
É para ganhar, naturalmente. É um dos nossos grandes objectivos. No início da temporada, traçámos vários cenários, que passavam por vencer todas as competições; depois, dividimos esse objectivo geral em vários: queríamos vencer a Supertaça, o que conseguimos, queremos vencer o campeonato - que é a nossa obsessão -, queremos vencer a Taça de Portugal. Este ano tínhamos uma especial vontade de conquistar a Supertaça, e mantemos essa atitude para a Taça, também muito importante para nós.

O Barreirense é, uma vez mais, o adversário. E é uma equipa que normalmente causa dificuldades ao FC Porto...
O Barreirense é uma equipa muito bem orientada, muito bem organizada e cheia, cheia de talento. O treinador chegou há pouco ao campeonato principal e já está a mostrar a sua competência. Pôs o Barreirense a praticar um excelente basquetebol, como foi possível ver na Taça Hugo dos Santos, quando eliminou o Benfica nas meias-finais. É um adversário a ter conta.

Existe a probabilidade de defrontar o Benfica nas meias-finais, o que, a acontecer, será o primeiro de dois clássicos no espaço de uma semana.
Sou sincero: não gosto muito de falar de hipóteses. É claro que respondo à questão, até dentro do respeito que tenho pelo vosso trabalho, mas só me interessa o real, não os “ses”. Se isso acontecer, se houver dois jogos seguidos com o Benfica, os jogadores vão estar preparados. A nossa equipa treina muito, e treina em alta intensidade, com altas cargas de trabalho e esforços máximos. Para nós, não será um problema fazer dois jogos em pouco tempo contra um rival, um adversário forte. Até porque será uma realidade que vamos encontrar nos playoffs. Não é nada de novo, não é especial. Agora, há que pensar que, primeiro, temos que vencer o Barreirense.



in "fcp.pt"

Sem comentários: