sábado, 17 de março de 2012

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Helton 8


Ganhou o duelo com Mateus


O remate de Pecnik que defendeu para canto logo aos 3 minutos deu o mote para a exibição que havia de fazer na Madeira. Vítor Pereira bem lhe pode agradecer os três pontos neste jogo, principalmente por nunca ter falhado nas suas intervenções, mas também por nunca ter perdido a concentração, nem dado sinais de insegurança, bem pelo contrário. Mateus teve inúmeras oportunidades (68', 76', 80', 90', entre outras) e não deverá ter tantas tão cedo. Candeias também tinha tentado a sua sorte de forma astuciosa, com um livre bem colocado ao ângulo, na primeira parte, mas Helton respondeu à altura. O brasileiro acabou por se tornar a figura de um jogo que a equipa tardou a resolver definitivamente e que podia ter tido outra história.


Maicon 5
Ficou na retina aquele cabeceamento que saiu à trave (86'), mas também uma ou outra hesitação que podiam ter custado caro, como a que Mateus desperdiçou (90'), numa altura crucial do jogo.

Rolando 6
Teve duas vezes o segundo golo ao seu alcance (34' e 86'), mas rematou por cima na primeira ocasião e acertou na trave à segunda. A defender foi o mais regular e teve algumas intervenções que evitaram o pior.

Otamendi 5
Não transmitiu a confiança necessária à equipa, com intervenções pouco determinadas durante o jogo. Numa fase em que o Nacional carregava à procura do empate, Vítor Pereira agiu, acabando por substituir o argentino, ainda que tardiamente.

Álvaro Pereira 6
Umas vezes Rondón, outras Candeias complicaram-lhe a vida principalmente em jogadas de velocidade. Atacou mais e acabou envolvido nos lances dos dois golos da equipa. No primeiro sem querer, mas no segundo soube soltar a bola na altura certa para James.

Defour 6
Pedia-se-lhe que fosse como o Polvo, mas como Fernando só o próprio e nota-se bem. Apesar de tudo nunca deixou de lutar, ainda que por vezes sem benefícios para a equipa, porque não pesou tanto no jogo.

João Moutinho 7
Não sabe jogar mal, aliás foi dos poucos jogadores esclarecidos da equipa, irrepreensível na entrega ao jogo, lúcido a organizar, lutador até quando foi dobrar a defesa e evitar um remate de Mateus. Foi ele que ganhou a bola a meio-campo na jogada do segundo golo.

Lucho 5
Tentou alvejar a baliza duas vezes (9' e 19'), mas a bola saiu sempre ao lado. Não foi o jogador que se esperava, um pouco perdido entre as linhas do meio -campo e o ataque.

James 5
Teve pouca influência no jogo e esteve a léguas do jogador que se viu nas últimas jornadas. Lento, previsível e pouco produtivo. Com outras alternativas no banco teria sido candidato à substituição.

C. Rodríguez 6
Não soube aproveitar uma brecha na defesa do Nacional (40') e desperdiçou a sua oportunidade. De resto, procurou movimentar-se na frente para abrir linhas de passe e ainda teve tempo para vir dobrar a defesa um punhado de vezes.

Janko 6
Marcou numa jogada caída do céu, mas teve o mérito de ser um jogador oportuno, que não desperdiçou o azar de Moreno para fazer o seu quarto golo. A seguir (33') teve um bom cabeceamento que saiu ao lado. Na segunda parte prendeu a defesa do Nacional.

Alex Sandro 6
Entrou no jogo e viu logo um cartão amarelo, mas não se encolheu por causa disso. Acabou por se revelar importante não só pelo golo - excelente para a confiança - mas para tapar o flanco direito do Nacional que estava a colocar muitos problemas.

Mangala 5
Trouxe a segurança que Otamendi pouco transmitiu, numa altura em que o Nacional procurava a todo o custo o golo do empate. Podia ter entrado um pouco mais cedo.

Kléber -
Entrou nos minutos finais...

Sem comentários: