quinta-feira, 12 de abril de 2012

Janko explica os festejos pelos desaires do Benfica

A frontalidade com que Janko emite opiniões motivou, na sua leitura, um conjunto de mal-entendidos e de críticas que o austríaco quis rebater num comunicado ontem divulgado através das suas contas nas redes sociais. "Nunca foi minha intenção desrespeitar as pessoas e o país que me acolheu para prosseguir a minha carreira no futebol", começou por apontar.
Janko quis esclarecer que os seus comentários no Facebook e no Twitter tinham sido mal interpretados, ele que até acabou por ser insultado na Internet por ter colocado uma frase em que manifestava a sua satisfação por um mau resultado do Benfica. "Como jogador do FC Porto e homem do desporto, é natural que esteja atento a outros jogos e registe com agrado o facto de os oponentes diretos não renderem como esperado. Isto não tem nada a ver com fair-play ou respeito. Uma competição é sempre algo entre vencedores e vencidos. Quem não entender isto não sente o que é a verdadeira paixão do futebol", explicou.
Aliás, o avançado voltou a não esconder a sua satisfação com a derrota do Benfica em Alvalade e manifestou-o no Facebook: "Que dia magnífico, com um final feliz!"
Mas o que tem marcado o austríaco é mesmo a rivalidade existente entre FC Porto e Benfica, conforme sublinhou em entrevista a uma revista do seu país, justificando-se com aquilo que foi ouvindo por cá : "Tem a ver com a história de Portugal. No Norte, vivem os trabalhadores, no Centro, os académicos e no Sul gasta-se o dinheiro". A explicação foi dada ontem para o facto de ter utilizado esta frase para falar daquilo que qualificara de "rivalidade inacreditável" na mesma entrevista. "Vivo no Porto apenas há algumas semanas, portanto como podia ter um conhecimento tão profundo sobre os temas políticos do passado e do presente? Quando questionado sobre a rivalidade entre Norte e Sul e, em concreto, entre FC Porto e Benfica, limitei-me, à falta de termos precisos e específicos, a dar como exemplo algo que ouvira nas ruas. Nunca foi minha intenção desrespeitar as pessoas e o país", explicou.

"Honra" em conhecer Cavaco


Após treinar de manhã com o restante plantel, Janko viajou para Lisboa. O motivo era especial: Heinz Fischer, Presidente da República da Áustria, está de visita a Portugal, a convite do seu homólogo luso, Cavaco Silva, e o avançado do FC Porto foi convidado para fazer parte da comitiva austríaca presente no banquete celebrado à noite no Palácio da Ajuda.
À chegada ao evento, Janko revelou-se "orgulhoso" com o convite. "É uma grande honra poder conhecer o Presidente de Portugal. Não estava nada à espera, mas quando recebi o convite nem hesitei e disse 'sim'. Estou ansioso", admitiu o internacional austríaco, figura de proa do futebol do seu país.
Salientando sentir-se muito bem em Portugal, e particularmente na cidade do Porto - "as pessoas são muito amigáveis e simpáticas para mim, por isso gosto muito de viver cá", realçou -, Janko considera que tem realizado um "bom trabalho" ao serviço do FC Porto e deixou um desejo: "Colecionar o maior número possível de títulos." "No FC Porto?", questionaram-lhe, e o avançado nem pestanejou. "Sim, claro que sim. É uma grande honra jogar no FC Porto, um orgulho para todos os meus amigos e fãs do meu país jogar na equipa que foi campeã europeia em Viena em 1987. Só penso em continuar aqui e ganhar muitos títulos", finalizou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: