terça-feira, 17 de abril de 2012

Mano a mano impressionante projeta asas do Dragão lá fora

Que Hulk e James Rodríguez são as figuras desta época portista já se sabe desde setembro, mês em que começaram a destacar-se dos demais pelo continuado contributo para as vitórias azuis e brancas. O tempo passa, mas a influência da dupla não se esgota. Ao todo, tiveram 51 ações decisivas para golo, entre os que concretizaram e aqueles em que "apenas" assistiram. Porque James ofereceu três golos a Hulk e este retribuiu-lhe com cinco, só estiveram em 43 dos 82 golos da época. E isso chega para provar o peso enorme das asas da equipa na produção global. Em toda a Europa, não há muitos conjuntos com um par de extremos tão fortes. Por isso, não é de estranhar que um e outro sejam cobiçados pelos grandes do Velho Continente. Quem joga com alas, precisa de craques assim.
A verdade é que Hulk está a fazer uma época mais apagada do que a anterior. A afirmação de James roubou-lhe algum protagonismo e os dois disputam, nesta fase, o estatuto de jogador mais importante do FC Porto. Hulk tem vantagem de dois golos e três assistências sobre o colombiano, mas a quatro jornadas do fim é possível que tudo se altere. O mano a mano vai durar até ao fim. E, obviamente, é Vítor Pereira que lucra.
Se já é difícil encontrar uma equipa nos principais campeonatos europeus com dois extremos tão produtivos, impossível é encontrar dois com produções tão equivalentes. Robben/Ribéry, do Bayern de Munique, ou Nani/Valencia, do Manchester United, são o que de mais aproximado se pode arranjar.
Na comparação com os parceiros europeus, deveremos subtrair um golo a Hulk e uma assistência a cada um, precisamente o conseguido nas Taças internas. Por estas variarem de país para país, foram excluídas das contas.

Varela encabeça trio de ajudantes


Se Hulk e James são, de longe, os dois melhores extremos do FC Porto, a contribuição dos outros ajuda a provar a importância que esta posição específica tem no sucesso da equipa de Vítor Pereira.
Só Iturbe ainda não encontrou forma de ser útil. Varela é o terceiro da hierarquia e conta seis golos e duas assistências. Cristian Rodríguez marcou duas vezes e assistiu noutras tantas ocasiões antes de terminar o seu ciclo no clube. Djalma é mais comedido: um golo e dois passes decisivos. Ao todo são mais 15 a somar à conta.


Hulk em 5º lugar mas longe de CR7


Com Messi a jogar no meio, não há rival à altura para Cristiano Ronaldo entre os jogadores que têm jogado nas pontas dos clubes dos primeiros escalões europeus. O português conta com 49 golos e 13 assistências entre campeonato e Liga dos Campeões e está à frente do belga Dries Mertens, do PSV, e do também madridista Higuaín, que até é avançado de origem. Em quarto aparece Ribéry e logo a seguir Hulk, com 26 ações decisivas nas provas principais. Craques como Nani, Robben ou Robinho estão atrás até de James Rodríguez.


Chelsea paga 60 milhões por Hulk e Palito


Villas-Boas já não é treinador do Chelsea, mas as boas referências que deixou a propósito de Hulk e Álvaro Pereira continuam a ser válidas para Roman Abramovich. Por isso, e de acordo com a Imprensa inglesa, o magnata russo vai insistir novamente na compra dos dois internacionais portistas na próxima janela de mercado. A expectativa do Chelsea é "só" ter de desembolsar 60 milhões de euros para os garantir. É que, ainda de acordo com os britânicos, os dragões estarão dispostos a baixar os valores das respetivas cláusulas de rescisão. No caso, passarem o preço de Hulk dos 100 para os 40 milhões e o do urugaio de 30 para 20.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: