terça-feira, 17 de abril de 2012

SARDOEIRA PINTO "Não haverá um dirigente como Pinto da Costa"

No dia em que se assinala o 30º aniversário da eleição de Pinto da Costa, Sardoeira Pinto foi entrevistado por Bola Branca. O presidente da Assembleia Geral do FC Porto foi também eleito para o cargo a 17 de Abril de 1982.



Inseparável de Pinto da Costa, Sardoeira Pinto preside há 30 anos à Assembleia Geral do FC Porto, não tem dúvidas: "Ando nisto há muitos anos. Conheci muitos e extraordinários dirigentes desportivos, mas nunca houve, nem nunca haverá, nenhum dirigente desportivo como ele", refere Sardoeira Pinto, em entrevista a Bola Branca.

E neste dia de aniversário,  Sarodeira Pinto revela uma história que estava por contar. "Quando nos candidatámos discutia-se para presidente se seria o Jorge Nuno ou o Sardoeira. Até a minha mulher se meteu nisso... Deus me livre! Eu estava a ganhar a vida como advogado e não poderia aceitar. Dou graças a Deus pela minha decisão por duas razões: lucrou o clube e lucrei eu", afirma o representante dos sócios do clube nortenho.
Quando Sardoeira Pinto e Pinto da Costa foram eleitos pela primeira vez, a realidade do clube era muito diferente da actual. "O FC Porto era um gigante adormecido. Um tenor de ópera dos melhores que não cantava porque não o deixavam. Logo, não se ouvia...", afirma Sardoeira Pinto.


30 anos depois, é tudo bem diferente
Passaram 30 anos e o FC Porto tornou-se numa potência do futebol europeu com dois títulos na Taça dos Campeões, dois na Taça UEFA (o último com a nova denominação de Liga Europa) e dois na Taça Intercontinental, para além de uma Supertaça Europeia. E nas últimas três décadas é o clube com mais títulos do futebol português. 18 campeonatos conquistados, 12 taças de Portugal e 17 Supertaças. Pinto da Costa tornou-se no dirigente português com mais títulos.

Esta época está em boa posição para alcançar o 19º título no campeonato. Nas modalidades o emblema azul e branco continua também a ter motivos para sorrir. Daí a explicação de Sardoeira Pinto para o facto de não haver oposição no FC Porto: "O pensamento é unânime porque o clube é ganhador em tudo". O mandato da actual direcção termina em 2013. Pinto da Costa terá 31 anos no cargo.

Na vizinha Espanha, Santiago Bernabéu liderou o Real Madrid durante 35 anos. Sardoeira Pinto acredita que Pinto da Costa irá ultrapassar a marca do lendário dirigente do clube "merengue". "Acredito e os sócios querem. Ouço-os muito. Têm muito respeito, consideração e estima por Pinto da Costa. Todos querem que ele continue enquanto puder e quiser, à frente dos destinos do FC Porto. E pessoalmente acredito que ele é capaz de se deixar reeleger", conclui o presidente da Assembleia Geral do FC Porto.
in "rr.pt"

Sem comentários: