segunda-feira, 7 de maio de 2012

Apoio sai reforçado a exigência também


Depois de conquistar o título, os adeptos querem "lagosta", ou seja, ganhar a jogar bom futebol, porque o principal defeito que apontam à equipa de Vítor Pereira foi o facto de nem sempre ter jogado à Porto. Ora, se a sua continuidade é hoje um assunto mais consensual do que nunca, deverá ser nesse aspeto que os adeptos esperam ver o técnico concentrado para melhorar. Se a vitória com o Sporting diluiu muito as críticas, a verdade é que o nível de exigência será maior na próxima temporada. Não estão, nem nunca estiveram em causa, as qualidades de Vítor Pereira entre os inquiridos, mas a sua capacidade para mobilizar os jogadores em determinados momentos da presente campanha.
Com um ano de contrato com o FC Porto ainda pela frente e numa altura em que se mantém o tabu da continuidade do treinador, há quem garanta que não foi a conquista do título, nem a vitória contra o Sporting, que poderá fazer mudar uma decisão que Pinto da Costa já terá tomado há muito tempo.

Inquérito


1 A SAD do FC Porto deve reforçar a confiança neste treinador ou promover uma mudança?
2 Como interpreta este tabu em torno da continuidade de Vítor Pereira?

Álvaro Costa (Apresentador)

1 Nunca pus em causa os conhecimentos de Vítor Pereira. A questão tem mais a ver com a atitude, a falta de capacidade mobilizadora e do "bitaite" certo no momento certo. Se o André Villas-Boas tinha mundo a mais, este tem mundo a menos. Percebo que seja difícil interpretar as palavras de Pinto da Costa, que é um mago da comunicação e que muitas vezes nos deixa a pensar. Face a algumas dúvidas, diria que no FC Porto já não basta vencer, o povo quer lagosta, já não se contenta com carapau. E este tabu tem a ver com isso, com o facto de se ter ganho sem atingir um nível brilhante. Aliás, acredito que na noite da derrota do FC Porto em Coimbra, para a Taça de Portugal (3-0), noutro clube, o Vítor Pereira teria ido pescar para Espinho. Aqui há claramente uma vitória presidencial.

2 Vítor Pereira acabou melhor do que começou, mas a equipa não mostrou brilho, jogou sem atitude à Porto, foi irregular, venceu jogos com uma certa felicidade. A questão aqui é saber se ele terá outra capacidade, mais controlo de tudo o que rodeia o jogo, porque a base da equipa está mais ou menos formada, vai precisar que o próximo plantel tenha mais fome de vitórias e neste contexto deverá haver uma segunda oportunidade.

Pedro Marques Lopes (Comentador)

1 Não há tabu nenhum do meu ponto de vista. O que está dito, está dito. Vítor Pereira tem mais um ano de contrato e vai cumpri-lo, não há nada para falar sobre isso. E se não se fala é porque vai cumprir. Não há caso nenhum. Só em Portugal é que parece que acham normal que se assinem contratos para não serem cumpridos. Se ele não tivesse conseguido o título, admito que algo se estivesse a preparar.

2 Já vejo futebol há bastantes anos para perceber que quando se fala em reforço de confiança é porque o treinador será despedido a seguir. Se eu fosse o Vítor Pereira e o presidente viesse dizer que eu era fantástico, então aí sim ficava preocupado. É certo que o treinador tem sido questionado, mas foi campeão contra a suposta superequipa do Benfica, que por acaso até tinha uma grande equipa.

Hernâni Gonçalves (Ex-treinador)

1 É sem dúvida um tabu. Neste momento a permanência, ou até tudo o que possa acontecer, já foi tratado com muita ponderação, analisado ao pormenor, pesados os prós e os contras e, a partir daí, só ele poderá decidir. Independentemente de o Vítor Pereira ter sido campeão, nunca nada será feito num impulso.

2 Aparentemente, ao nível interno e pelas fotografias que saíram quando o Vítor Pereira foi campeão, dá a sensação de que há um reforço afetivo que foi auspicioso para o treinador. Mas uma coisa são os abraços, outra será aquilo que vai na cabeça de Pinto da Costa. Não faço a mínima ideia se o treinador vai continuar, mas geralmente as pessoas erram quando apostam numa ideia com o presidente, por isso o tabu vai manter-se, apesar de eu ter a certeza de que a decisão, para um lado ou para o outro, já foi tomada há muito tempo e que é um assunto de uma "taskforce" restrita. Há um clamor da massa associativa, mas o Vítor Pereira é um técnico qualificado, que trabalha com grande qualidade durante a semana. Pode ter acontecido alguma coisa no banco que não tenha agradado aos adeptos, mas isso não será suficiente para influenciar Pinto da Costa.


Treinador foi a estrela da festa


Após a vitória contra o Sporting, depois da conquista do título no sofá, Vítor Pereira teve os adeptos do seu lado como nunca tinha tido até aqui durante a temporada e a ovação que recebeu no final do clássico de sábado à noite, quando foi chamado ao palco, deve ter dissipado as incertezas alimentadas nas últimas semanas em relação à sua continuidade no FC Porto. Não foram poucos os cartazes a pedir a sua continuidade e a render-lhe uma homenagem merecida, quando deu uma volta ao estádio a aplaudir os mais de 50 mil adeptos das bancadas do Dragão. Tem agora a bênção da "nação" portista.

in "ojogo.pt"



Sem comentários: