quinta-feira, 31 de maio de 2012

Defour "A equipa é uma verdadeira máquina"

Defour descobriu um mundo novo em Portugal e no FC Porto em particular, bem diferente daquele que conhecia na Bélgica e diz-se muito satisfeito com a aposta feita no início da época passada. "Continuo convencido de que fiz uma boa escolha quando decidi assinar pelo FC Porto, porque é um clube que planifica bem as coisas e pensa a longo prazo. Na Bélgica podem sempre dizer que joguei pouco, mas é preciso perceber a mentalidade do FC Porto", explicou Defour numa entrevista à RTBF. "Convém não esquecer que tinham acabado de vencer a Liga Europa. Houve sempre muita concorrência para a minha posição. Mas disseram-me sempre que tinha tempo, para me adaptar em condições ao clube e à equipa", acrescentou.
Para que se percebesse melhor a que nível evolui o FC Porto, Defour foi convidado a comparar a seleção belga com os bicampeões nacionais: "É difícil de dizer se a seleção belga é mais forte do que o FC Porto. No clube, temos um grupo com muitos internacionais, brasileiros, uruguaios, portugueses, etc... se calhar temos uma equipa mais experiente do que na seleção. Nós talvez tenhamos mais talento individual puro, mas o FC Porto é uma equipa fortíssima, uma verdadeira máquina. Não deixa de ser impressionante constar o nível dos clubes onde evoluem hoje em dia os jogadores belgas, quando até há bem pouco tempo eram transferidos para clubes holandeses, ou clubes médios de Espanha ou França", atirou.
Entre duas mentalidades diferentes, o jogador explicou ainda o que faz dos bicampeões nacionais um clube ganhador: "No FC Porto temos a obrigação de vencer o campeonato, ir à final da Taça de Portugal e tentar chegar o mais longe possível na Champions ou na Liga Europa". A nível individual, a diferença também é notória. "A concorrência é enorme, mas a certa altura cada um acaba por ter uma oportunidade", frisou.
Com uma exigência superior à que estava habituado quando atuava no Standard de Liège, Defour não escondeu ter evoluído bastante no primeiro ano de FC Porto. "Hoje, sou mais capaz de jogar como 6 ou 8. Progredi imenso e a vários níveis, perdi peso e saí reforçado mentalmente. É claro que nem sempre é fácil estar no banco. Tive um período em que fiz três bons jogos e dei por mim no banco. Não estava habituado a isso, mas é assim no FC Porto e repito, não estou preocupado por ter jogado menos". A exigência em Portugal é tão diferente da que tinha na Bélgica que Defour confessou ter mudado alguns hábitos e até parte da sua maneira de ser.

Paixão dos adeptos e ambiente incrível

Se na Bélgica os adeptos ficam a olhar de lado de cada vez que um jogador não dá um autógrafo, em Portugal é diferente. "No FC Porto a mentalidade é outra, somos mesmo tratados como estrelas, sente-se mais a paixão pelo futebol em Portugal, os seguranças protegem-nos das centenas de adeptos que temos à espera no final dos jogos. É incrível o ambiente que há em redor da equipa", descreveu Defour. "No Standard tínhamos umas 50 pessoas à nossa espera, aqui se não fossem os seguranças era demais", explicou o belga, que de pressa se habituou a ter centenas de adeptos a pedir um autógrafo ou uma fotografia. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: