quinta-feira, 31 de maio de 2012

José Guadalupe Cruz "No Jaguares todos dizem que Jackson vai para o FC Porto"

Jackson Martínez será jogador do FC Porto, de acordo com José Guadalupe Cruz. O treinador do Jaguares não tem muitas dúvidas, ainda que de forma oficial só saiba que deve continuar a preparar a equipa com o colombiano. "No Jaguares todos dizem que vai para o FC Porto. É o que me dizem os diretores e toda a gente do clube", revela a O JOGO, já depois de há alguns dias nos ter confessado que a saída do avançado será inevitável, embora na altura não pudesse garantir qual o destino. "Ainda agora vim de uma reunião com o presidente, mas não falámos desse tema. Porém, nos últimos dias é o que todos me têm dito: aqui temos isso como certo", prossegue.
José Guadalupe Cruz, que na carreira só treinou clubes mexicanos, não tem dúvidas de que Jackson será um excelente reforço para os dragões. "Não é um dos melhores a jogar no México. É o melhor. Se o FC Porto o quer, e quer mesmo, é porque sabe disso. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de um dos melhores clubes da Europa. Quando querem alguém é porque é bom. E Jackson é extraordinário. Não só pode jogar no futebol europeu, como no seu mais alto nível", elogiou.
Para o treinador, a "enorme e lamentável perda para a equipa" seria compensada com "uma grande alegria por vê-lo cumprir um sonho." Jackson não tem comentado o assunto FC Porto, mas o técnico que lida com ele há dois anos sabe que esse é o seu objetivo. "O Jackson Martínez tem esse sonho. E merece concretizá-lo. Mas como grande profissional que é, não está ansioso nem fala disso", refere. "Ele sabe que há momentos para tudo. Agora está na seleção colombiana e só pensa nisso. Depois virá para o Jaguares e trabalhará como sempre. Sabe que tem condições para jogar no FC Porto e esperamos que isso aconteça, mas até ao dia em que partir, vai dar o máximo aqui como se nada se passasse", garante. Por isso, garante, a maturidade é um dos principais atributos do craque. "Não é maduro só no relvado, mas também fora dele. É muito regrado e disciplinado. Um profissional como qualquer um aprecia", encerra.

"É um goleador, mas impressiona é a solidariedade"

Com 15 golos em 31 jogos esta época, Jackson Martínez não é só um goleador. "Além disso, joga com um sentido de equipa impressionante. A solidariedade com os companheiros é que me impressiona. Se tiver hipótese de marcar, mas vir um colega melhor posicionado, passa-lhe a bola. É muito generoso", elogia o seu treinador. "Joga bem com os pés e a cabeça e trabalha muito na recuperação de bola", prossegue, sem dúvidas de que qualquer adepto gostará dele só pela capacidade de trabalho. "Vão aplaudi-lo se, como achamos, for mesmo para o FC Porto", fecha. 

Clube quer fazer do avançado a maior transferência de sempre no México

Guillermo Cantú, presidente do Jaguares, traçou uma meta clara para Jackson Martínez: fazer dele a maior transferência de sempre de um jogador mexicano. Daí que se falem de 8,5 milhões de euros. É que oito milhões custou o equatoriano Christian Benítez aos ingleses do Birmingham, quando o contrataram ao Santos Laguna. Por isso, o Jaguares tem recusado sucessivamente propostas de outros clubes ao longo do último ano. "Só negociamos a partir de determinado valor. E claro que não é barato. Mas, vai perdoar-me, não vou dizer publicamente qual o valor. O empresário do jogador já o sabe. Ele que arranje e me traga as propostas", afirmou o presidente a O JOGO. "Ele lá saberá quanto quer, mas aqui o que se diz é que Jackson pode ser a maior transferência de sempre e que esse será o objetivo", confirma o treinador José Cruz.
O FC Porto nunca falou diretamente com o Jaguares, garante o presidente. "O empresário é que nos contou o interesse do FC Porto e de outros clubes. Nós fixamos condições, mas não falo com o empresário há alguns dias", desconversou Cantú. " 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: