quinta-feira, 10 de maio de 2012

Diferença que garantiu o título foi cavada na Liga dos grandes


Costuma dizer-se que os campeonatos se ganham nos jogos contra os clubes ditos mais pequenos. A temporada 2005/06 foi sintomática. Co Adriaanse foi campeão com sete pontos de avanço sobre o Sporting com apenas seis pontos feitos nos jogos entre candidatos ao títulos. O FC Porto foi, aliás, o pior de todos. Mas a carreira da época que está a terminar prova que nem sempre é assim. Os dragões não foram melhores do que o Benfica nos ditos jogos pequenos e cavaram a diferença que valeu o título precisamente nos confrontos diretos. Não só contra os encarnados, mas também contra Sporting e Braga, candidatos menores que também não se conseguiram afirmar nos duelos entre os mais fortes.
Os seis pontos de avanço sobre o Benfica foram precisamente conseguidos neste minicampeonato. Nos outros jogos, ambas as equipas contam quatro empates e uma derrota. Foi a consistência nos momentos decisivos que fez a diferença.
Acusado muitas vezes de não ganhar jogos a sério, Vítor Pereira provou, especialmente na segunda volta, que até é aí que se destaca. As vitórias na Luz e em Braga e, na última jornada, contra o Sporting, garantiram uma época imaculada contra os rivais diretos. Com Villas-Boas foi ainda melhor (16 em 18 pontos possíveis). Mas é preciso recuar às épocas de José Mourinho para se encontrar um percurso igualmente imbatível contra as equipas de topo. E o treinador do Real Madrid só no primeiro ano fez melhor do que Vítor Pereira.
O grande obreiro deste feito é indiscutivelmente Hulk. Apagado nos empates com Benfica e Sporting, foi decisivo nas quatro vitórias somadas. Na Luz marcou o primeiro golo. Ao Braga marcou dois golos no Dragão e o solitário que garantiu o triunfo no Minho. E na receção ao Sporting também bisou. Foram seus seis dos 11 golos da equipa. E num dos que sobram ainda esteve na assistência.
Falta disputar o Sporting-Braga para que este minicampeonato seja encerrado, mas nenhum resultado terá efeitos práticos na classificação ponderada. Aliás, o melhor que Sporting e Braga poderão fazer é atingir metade dos 14 pontos somados pelos portistas.
Os dragões são também a única equipa que conseguiu ganhar a todos os adversários do campeonato. E mais: se a Liga fosse uma prova a eliminar, só o Gil Vicente conseguiria ir a prolongamento, uma vez que em Barcelos venceu por 3-1, resultado igual ao da vitória portista no Dragão. O Benfica seria eliminado pelo Guimarães. O Braga por Benfica e Leiria e o Sporting por Marítimo e Olhanense. E todos, claro, pelo FC Porto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: