segunda-feira, 9 de julho de 2012

Helton: «Não vejo Falcao como fantasma para Jackson»

F.C. Porto já está instalado em Prangins, palco do estágio de pré-época, e o guarda-redes foi o primeiro a falar.

O F.C. Porto já se encontra instalado em Prangins, localidade suíça que recebe o estágio de pré-temporada. Helton foi o primeiro jogador a falar à comunicação social, e comentou a contratação de Jackson Martínez.

«Podem ter a certeza que, se foi contratado, é porque nos vai ajudar bastante. A análise técnica e tática fica para o mister. A comissão técnica vai exigir o máximo, mas sei que ele vem para ajudar e para fortalecer o grupo. É muito bem-vindo. Vai ser um elemento mais a fazer a diferença. Quando digo isso, falo numa jogada individual, por exemplo. Vai ser mais um jogador para sobressair no momento, como acontece com outros. Isso parte de todos. Uma vez é o João Moutinho, outras é o James, o Hulk, o próprio Rolando», afirmou o guarda-redes.

A pesada herança deixada por Radamel Falcao, compatriota de Jackson, foi desvalorizada. «Não o vejo como um fantasma. Vejo-o como um bom trabalhador e um excelente companheiro de trabalho que soube aproveitar a sua oportunidade», defendeu Helton.

No que diz respeito a possíveis contratações adicionais para o F.C. Porto, Helton deixa o assunto entregue à direção liderada por Pinto da Costa: «Eu mal sei de guarda-redes, quanto mais de administração. A SAD diz que esse tema não é com o Helton.»

A iniciar a oitava época de dragão ao peito, Helton não sente que tenha lugar cativo no «onze». «Não nasci titular, já o digo desde a primeira época. Recordo-me que quando cheguei ouvi falar no «fantasma Vítor Baía», e com toda a modéstia e respeito, não gosto de homem, mas ele até é um cara simpático. Como é que o chamavam fantasma? Com o tempo que tenho de casa, sei que a responsabilidade aumenta de época para época, não só para aqueles que já cá estão, como também para os que chegam. Aqui, no F.C. Porto, aprendemos a conviver com a procura do melhor, com a busca do máximo de cada um de nós», declarou o capitão portista, que também se referiu em concreto ao colega ex-Olhanense.

«Não vejo o Fabiano como um concorrente ou como um desafio novo para mim. Vejo-o como uma mais-valia para o F.C. Porto. Independentemente de quem estiver a jogar, se estiver a fazer o seu melhor, quem ganha é o F.C. Porto. O Fabiano é mais um companheiro, é mais um trabalhador à procura do seu lugar ao sol. Só tem de continuar a trabalhar da mesma forma», afirmou Helton.

Já com seis títulos nacionais no currículo, para além de quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças e também uma Liga Europa, o número 1 portista aponta à conquista da Liga dos Campeões: «Vamos trabalhar para isso. Sabemos que não é fácil, mas não é impossível. Eu quero, almejo-o, e vou contar com a ajuda dos meus amigos, e vamos em busca disso. Todos o queremos.»

Em relação à Liga, Helton rejeita assumir o favoritismo: «No F.C. Porto nunca há essa mentalidade. Aqui dentro pensamos que todos estão a jogar da mesma forma que nós, para os seus objetivos, tal como nós, que queremos revalidar o título. Vamos continuar com esse pensamento, baseado na humildade.»  

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: