segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Rui Gomes (Porto B): «Sebá pode acrescentar bastante»

«É um jogador com caraterísticas muito próprias, com uma dimensão física muito forte»

O F.C. Porto B goleou o Celta de Vigo B na sua apresentação aos adeptos (4-0). De qualquer forma, o técnico Rui Gomes considera que nem tudo foi perfeito e há espaço para melhorias. Observando o resultado, importa salientar o que o adversário teve três bolas no poste e disputará esta época a III divisão espanhola, enquanto os dragões estarão na Liga de Honra portuguesa.

«Estou moderadamente satisfeito. Nem tudo foi assim tão bom mas o resultado foi ótimo. Fomos eficazes mas o nosso adversário também teve três, quatro ocasiões de golos. Em determinados jogos, continuamos a consentir mais do que devíamos consentir. Ainda há muito para melhorar», frisou Rui Gomes, no final do encontro.

O brasileiro Sebá, avançado cedido pelo Cruzeiro, entusiasmou os adeptos. O treinador reconhece que o jogador tem imenso potencial: «O facto de vir de um futebol diferente já obriga a um período de adaptação mas penso que nos poderá acrescentar bastante porque é um jogador com caraterísticas muito próprias, com uma dimensão física muito forte. Está a aprender a jogar na ala, uma vez que estava habituado a jogar como ponta-de-lança num esquema a dois. Ainda tem muito a aprender mas estou bastante satisfeito com ele, como estou com todos.»

Dos jogadores que aqui estiveram, três ou quatro ainda são juniores. Continuará a existir essa ligação entre o futebol profissional e o futebol de formação. Esta coordenação é para continuar», explicou o técnico com trajeto consolidado na formação do F.C. Porto.

O F.C. Porto B apresentou os mesmos princípios de jogo da equipa principal. Nada surge por acaso. «É assim que queremos jogar, mas temos de ter mais períodos com maior qualidade de posse. Sim, dentro das referências do futebol da equipa A, como é óbvio. Existe a ligação com Vítor Pereira, a nossa coabitação é diária, falamos muitas vezes e alguns jogadores já estiveram a trabalhar na equipa A. Estaremos sempre dependentes da equipa A, que tem prioridade em tudo», disse.

Rui Gomes garante que não há objetivos definidos,em termos classificativos, para a temporada 2012/13. «Os objetivos competitivos não estão definidos porque este é um ano zero. Temos equipa com qualidade para nos ombrear com qualquer outra, mas só o tempo dirá se teremos maturidade e estofo mental para o fazer ao longo de todo o campeonato», concluiu o treinador.  

F.C. Porto B: Sebá como Hulk entre as promessas

Análise aos jovens dragões

Sebá é a evidente mais-valia entre o grupo de jovens que forma o plantel do F.C. Porto B. O avançado brasileiro, cedido pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, já garantira ao Maisfutebol ter semelhanças com Hulk no estilo de jogo. Confirma-se. Menor envergadura física mas idêntico ADN, finta com passada larga, velocidade e remate de pé esquerdo, sem preparação.

Foi com essa fórmula, aliás, que o avançado de 20 anos inaugurou a contagem na apresentação frente ao Celta de Vigo B. Sebá participou ainda no segundo golo dos dragões, sendo a principal referência ofensiva da equipa de Rui Gomes. Chegou a Portugal por empréstimo com opção de compra. Principal candidato à equipa principal. Os adeptos perceberam isso mesmo neste domingo.

Dellatorre, o outro avançado brasileiro recrutado neste defeso, tem características diferentes e foi menos exuberante, embora lutador. Thibaut Vion, ex-júnior francês que o substituiu ao intervalo, agitou o jogo com maior regularidade e balançou mesmo as redes contrárias, após cruzamento de Frederic.

Frederic Maciel, oriundo da equipa júnior, terminou o jogo com uma assistência e um golo. O extremo português concluiu da melhor forma um entendimento entre Sebá e Sérgio Oliveira. O médio, agora com 20 anos, pautou o jogo portista ao lado de Edu, jogador que regressa de empréstimo ao Trofense e recebe a braçadeira de capitão.

Mikel Agu, nigeriano que jogou nas costas dos dois elementos criativos, abusou de alguma dureza para compensar a falta de músculo no setor. A defensiva portista denotou bom entendimento após a entrada pouco convincente em jogo. Victor Luis destaca-se sobretudo nas bolas paradas, onde o seu pé esquerdo pode fazer estragos. À direita, David Bruno é regular e inteligente na leitura do jogo.

Zé António e Tiago Ferreira formam uma dupla de centrais interessante. O primeiro esteve um ano sem jogar mas, aos 35 anos, recebe a oportunidade de emprestar experiência a um grupo jovem. Marcou de cabeça e comprovou a sua utilidade como voz de comando. Elemento mais posicional, deixando as antecipações para o cabeludo Tiago Ferreira, uma promessa da escola de centrais do F.C. Porto.

Stefanovic, guarda-redes sérvio contratado ao Santa Clara, entrou a frio, vendo duas bolas embater no poste. Recompôs-se e cumpriu com acerto.

Entre os suplentes utilizados, para além de Vion, destaque para o interessante Mbola, lateral esquerdo zambiano, e sobretudo Tozé. O diminuto médio compensa a falta de centímetros com uma qualidade acima da média. Isolou Fábio Martins para um golo que não saiu e, logo depois, arrancou uma bomba do meio da rua ao poste. Promete. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: