quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Abdoulaye quer ser como Pepe


Chegou em 2008/09 apostado em seguir os passos do brasileiro que jogou nos dragões e estreou-se ontem, com uma boa exibição, na Liga dos Campeões, contra o Dínamo de Kiev.
Abdoulaye, 21 anos, estreou-se ontem na Liga dos Campeões, com a camisola do FC Porto contra o Dínamo de Kiev. O internacional senegalês esteve quase perfeito a defender - fez três faltas -e inteligente a resguardar-se no passe, onde teve 66 por cento de acerto. 

Em Portugal desde 2008, o defesa central tem 1,97 metros e uma folha disciplinar que não faz inveja a ninguém, mas quem o conhece bem garante que a bota não bate com a perdigota. "É tranquilo", descreve Flávio Ferreira, que jogou com ele no Covilhã e na Académica. "Muito profissional", acrescenta Luís Agostinho, o diretor-desportivo dos estudantes. "Reservado", sublinha Ivo Pinto, de quem era inseparável nos juniores do FC Porto e, depois, também no Covilhã. 

De Mamadou Ba, guarda-redes da Oliveirense e seu irmão, esperávamos ouvir mais. E conseguimos. "Aos seis anos, já passava o dia todo a jogar futebol no Senegal. Sempre que perdia, chegava a casa a chorar. Desde essa altura que entendi que é um vencedor. Havia dias em que jogava tanto tempo que nem sequer aparecia. E quando o fazia, se chorasse ou não falasse com ninguém é porque tinha perdido. Isso não mudou. Quando perde continua sem falar com ninguém", contou-nos.

Foi em 2008/09 que Ivo Pinto conheceu Abdoulaye, nos juniores do FC Porto. "Aquela figura cativou-me. E nem me refiro à altura [1,97 metros]. No balneário ninguém lhe ouvia a voz. Passava ao lado de tudo. Depois, em campo, transfigurava-se e não se calava. Mostrava personalidade e estava sempre a falar. Não parecia o mesmo e na altura todos achamos isso estranho, até porque regressava ao balneário e voltava a apagar-se", recorda.

Nessa fase, o senegalês já tinha um ídolo. "O clube preferido era o Barcelona e o sonho dele é um dia jogar contra o Barcelona. Mas é de Pepe que mais gosta. Via muitos jogos dele e estava sempre a elogiar. É um modelo", aponta. O Barcelona, entretanto, deixou de ser o clube de eleição. "Agora é o FC Porto, que foi quem o recebeu. E já me disse que, se um dia houver um FC Porto-Barcelona, os espanhóis não terão hipóteses de marcar", ri Mamadou. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: