quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PROENÇA DESMENTE VÍTOR PEREIRA "Não estava de férias, teria apitado o Benfica-FC Porto"


Pedro Proença, em declarações ao DN, desmente Vítor Pereira e afirma que é "um disparate completo" dizer que não tinha condições para arbitrar o clássico.

Pedro Proença garante que não arbitrou o clássico entre Benfica e FC Porto por decisão do Conselho de Arbitragem (CA) e não por estar de férias, contrariando as declarações do presidente do CA, Vítor Pereira, que afirmou que era essa a razão que afastou "o melhor árbitro do mundo" do clássico.


"É bom que se acabe com esse mito de que o Pedro Proença está de férias. Eu estou, de facto, de fora de Portugal, mas por motivos profissionais. E, aliás, se o Conselho de Arbitragem tivesse apostado em mim, eu teria apitado o Benfica-FC Porto", revelou o árbitro, em declarações ao DN reproduzidas na edição impressa desta quarta-feira.

O árbitro lisboeta, considerado o melhor do mundo em 2012 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), sugere que poderia ter adiado os seus compromissos profissionais se tivesse sido destacado para a Luz. A escolha acabou por recair em João Ferreira, nome muito contestado por Vítor Pereira, treinador do FC Porto, e Pinto da Costa, presidente dos dragões, no final do empate a dois golos no clássico.

Depois de Luís Filipe Vieira ter afirmado, em março de 2012, que seria melhor Pedro Proença não voltar a apitar jogos do Benfica, o árbitro negou sentir qualquer tipo de condicionalismo. "Há quem diga que eu não quis estar no Benfica-FC Porto? Isso é um disparate completo! Reafirmo que estava disponível para esse encontro", frisou.

Ainda assim, Pedro Proença lembra que foi automaticamente afastado do clássico a partir do momento em que foi nomeado para o Vitória de Setúbal-FC Porto. Jogo que, no entanto, acabou por ser adiado, a 14 de dezembro, devido aos danos provocados pela chuva no relvado do Bonfim.

VÍTOR PEREIRA, PRES. DO CONSELHO DE ARBITRAGEM

"Não troco galhardetes com os meus árbitros na rua"



O líder dos árbitros responde ao facto de Pedro Proença ter dito que, afinal, não está de férias

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, não quer alimentar a polémica em torno da não nomeação de Pedro Proença para o clássido de domingo entre o Benfica e o FC Porto.

"Não troco galhardetes com os meus árbitros na rua", afirmou, em exclusivo ao DN, o líder da arbitragem nacional, deixando ainda mais um recado: "Quando quero falo diretamente com os árbitros."

Refira-se que na edição papel desta quarta-feira do DN, Pedro Proença desmentiu a justificação de Vítor Pereira, segundo a qual o melhor árbitro de 2012 não podia arbitrar o clássico por estar de férias. "Eu estou de facto fora de Portugal, mas por motivos profissionais. E, aliás, se o Conselho de Arbitragem tivesse apostado em mim, eu teria apitado o Benfica-FC Porto", disse.

in "dn.pt"

2 comentários:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

São casos como este que dão credibilidade aos que dizem lutar pela transparência do futebol português...

P. Ungaro disse...

subscrevo na integra as tuas palavras !!!