terça-feira, 23 de abril de 2013

Doping: Octávio e Celso negam denúncias de Casagrande


Antigo treinador e ex-jogador negam existência de substâncias ilícitas no clube


Walter CasagrandeWalter Casagrande, antigo jogador brasileiro, garantiu no programa de Jô Soares que usou doping em quatro ocasiões, quando jogava no FC Porto


Depois de o responsável pelo departamento médico dos dragões na altura, Domingos Gomes, ter negado essa acusação, agora foi a vez de Octávio Machado, treinador adjunto e Celso, que jogou seis anos nos dragões, terem garantindo que era falsa a existência de doping no clube.



Casagrande falou de um colega de equipa que lhe explicou que teria de usar doping . «Quando cheguei à Europa, no dia em que me estreei pelo Futebol Clube do Porto, um jogador chegou ao pé de mim e avisou-me que ia jogar. Mas depois ele disse-me «tens de passar ali atrás, que tem ali um negócio para usar». Fui lá e usei. Usei umas quatro vezes.» 



O brasileiro Celso jogou com Casagrande no F.C. Porto, mas garante que não soube dessa prática. «Estive seis anos no F.C. Porto e nunca vi, nunca ouvi falar disso e nunca ninguém me ofereceu nada», garantiu Celso ao Maisfutebol



Casagrande explicou na entrevista que o que tomava «era algo injetável no músculo. Dava uma disposição acima do normal» e questionado sobre controlo antidoping, garantiu: «Não tinha». 



Mas a versão de Celso é diferente. «Durante os anos em que estive no clube fizemos vários exames antidoping. Tínhamos sempre estágio e concentração em hotéis. Era tudo controlado», contou. 



Ainda assim, admite que seja possível que as declarações do sejam verdadeiras, mas frisa: «Se existiu, foi de forma particular, de iniciativa dele. Dentro do F.C. Porto, não». «Tomávamos vitaminas, anti-inflamaflamatório, massagens, mas doping mesmo não. Se eu tomei, fui enganado, mas não acredito nisso», frisou.



O brasileiro conviveu com Casagrande no curto tempo em que o avançado esteve no Porto, mas afirma que nunca suspeitou da utilização de substâncias ilícitas. «Vinho sim, mas doping para jogar, nunca vi. Quando vi a entrevista até pensei que ele estava a falar de doping quando já jogava em Itália, porque sei que ele teve na altura problemas», explicou.



«Declarações de uma pessoa desequilibrada»



Também Otávio Machado, que era adjunto de Artur Jorge na época em que Casagrande passou pelo F.C. Porto, desmente as acusações.



«Isso é completamente falso. Ele é uma pessoa desiquilibrada, com probelmas mentais, teve problemas com drogas... O que é que ele disse? Que levava injeções no músculo? Injeções de quê? Podia ser um anti-inflamatório», garantiu ao Maisfutebol.



«O F.C. Porto, por iniciativa própria, introduziu controlos anti-doping internos regulares porque tinha uma grande preocupação com esse aspeto. Havia ainda controlos da UEFA e os controlos nacionais, como o próprio dr. Luís Horta já referiu», frisou.



«São declarações de uma pessoa desequilibrada que em nada atingem os colegas que com ele jogaram, os treinadores, os médicos, nem as própria instituição», assegurou.



Contactado pelo Maisfutebol o F.C. Porto não quis comentar este caso.

in "maisfutebol.iol.pt"

Jô entrevista ex-Jogador Walter Casagrande Jr... por J4C4R3JP-JOSOARES

Sem comentários: