sábado, 20 de abril de 2013

Moreirense x FC Porto: A fuga é para a vitória


Moreira de Cónegos recebe, este sábado (20h30), um dos encontros de maior importância da 26ª jornada da Liga portuguesa, onde a fuga à despromoção do Moreirense choca com o sprint final do FC Porto na tentativa de «apertar» o Benfica na luta pelo título de campeão nacional.
Pontos como «pão para a boca»
As bases estão lançadas e a cinco rondas do encerramento do Campeonato Nacional não existe espaço para novos deslizes. A equipa de Augusto Inácio, com 21 pontos, precisa de somar com urgência para evitar o regresso à II Liga, numa luta que envolve ainda o V. Setúbal (23 pontos), Gil Vicente (22), SC Olhanense (21), Académica (21) e Beira-Mar (17).
Da última jornada sobre a derrota «fora de horas» em Alvalade, por 3x2, mas a certeza de uma equipa em recuperação desde que Augusto Inácio assumiu as funções de treinador, na 17ª jornada. Desde então, o Moreirense perdeu apenas dois encontros (em Alvalade e em Guimarães), e abandonou a «lanterna vermelha» para voltar a sonhar com a permanência.
©Catarina Morais
Quanto ao FC Porto, o leque de opositores diretos é bem mais reduzido, uma vez que a luta azul se centra no título. No entanto, os bicampeões nacionais estão a quatro pontos do Benfica, líder do Campeonato, que amanhã recebe o Sporting no grande dérbi de Portugal. Ainda assim, ao FC Porto só servirá olhar com interesse redobrado para a Luz se não deslizar no sempre incómodo Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
A semana de trabalho na Invicta assentou sobre a derrota na final da Taça da Liga, frente ao SC Braga, por 1x0, resumindo a época azul e branca à luta pelo título nacional; um objetivo que em caso de insucesso deixa a equipa de Vítor Pereira sem títulos em 2012/2013, excetuando a conquista da Supertaça no longínquo mês de agosto de 2012…
Quiño regressa, Maicon, Varela e Abdoulaye de fora
O lateral-esquerdo Quiñones, que havia falhado a convocatória para a final da Taça da Liga, com o SC Braga, está de regresso aos eleitos de Vítor Pereira. De fora ficam Maicon, que falhou o treino desta sexta-feira, recuperando da lesão contraída no último jogo do campeonato, e Silvestre Varela, também lesionado. Abdoulaye, que foi expulso na final da Taça da Liga por duplo amarelo, também falha a visita portista a Moreira de Cónegos.
No Moreirense, Filipe Gonçalves, castigado, e Pablo Olivera, lesionado, são as grandes «baixas» para a receção aos dragões.
Moreirense nunca ganhou ao FC Porto
Nos oito encontros entre cónegos e dragões, a equipa do concelho de Guimarães nunca venceu. O melhor que conseguiu foi dois empates, sempre em casa e sempre pelo mesmo resultado: 1x1, em 2003 e 2005, sempre em jogos do principal campeonato português.
No entanto, um olhar sobre os resultados mostra que para o FC Porto não é tarefa fácil quebrar a resistência cónega; nos seis triunfos azuis e brancos, os dragões venceram sempre pela margem mínima (cinco vezes por 1x0 e uma por 2x1).
in "zerozero.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Após a derrota na final da Taça da Liga, e de um péssimo jogo, em que recordamos os erros de uma época, hoje temos um duro teste em Moreira de Cónegos.

O adversário é aguerrido, e faz do factor casa uma das suas armas.

Temos de ter atitude para vencer este jogo, e assim continuarmos na luta.

Não há margens para perder mais pontos.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt