sábado, 4 de maio de 2013

Nacional x FC Porto: Só a vitória interessa a ambos

Sem margem para errar na tentativa de chegar ao tri, o FC Porto desloca-se ao terreno do Nacional da Madeira, esta noite (20h30), em encontro da 28.ª jornada da Liga portuguesa. A decisão do título está na reta final e o clássido da próxima semana já vai pairando na cabeça de portistas e benfiquistas.


Três pontos para objetivos diferentes



Não há outro caminho para o FC Porto: é vencer ou vencer. Só assim os portistas continuam com aspirações para a revalidação do título de campeão nacional. O empate, é certo, na Choupana pode, ainda assim, manter o conjunto de Vítor Pereira na rota do título mas, nesse caso, numa situação muito delicada (se o FC Porto empatar e o Benfica vencer, as águias ficam com seis pontos de vantagem a duas jornadas do fim. Nesse caso, não pode haver festa na Luz esta ronda, uma vez que existe ainda o duelo entre portistas e benfiquistas no Dragão).



Liga ZON Sagres 2012/2013
Nacional (10.º)
27J  9V 7E 11D (39-46)
Forma: EVDVD
D1: FC Porto (C) 04/05
FC Porto (2.º)
27J  21V 6E 0D (63-12)
Forma: EVVVV
D1: Nacional (F) 04/05
O FC Porto entrará, pois, pressionado em busca de um triunfo que possa colocar a equipa azul e branca a um ponto do Benfica, ainda que à condição.

os madeirenses, por seu lado, concorrem ainda por um lugar na Liga Europa da próxima temporada e querem, pois, travar o FC Porto. A equipa de Manuel Machado soma 34 pontos e sonha com uma vaga para o palco europeu, estando a quatro pontos desse objetivo; o Estoril, última equipa em zona de qualificação para as provas da UEFA, soma 38 pontos.


A equipa da Madeira alinhará no seu 14.º jogo para a Liga ZON Sagres em sua casa, esta época, totalizando, até este momento, cinco vitórias, cinco empates e três derrotas.



Quanto ao FC Porto tentará na Choupana somar o seu 14.º jogo sem perder consecutivo para a Liga portuguesa, esta temporada, fora de portas.



Quarto encontro da época



FC Porto e Nacional da Madeira já são «velhos» conhecidos da atual temporada, uma vez que a partida desta noite marca o quarto duelo da época, depois das duas vitórias portistas em solo madeirense; a primeira na Taça de Portugal, por 3x0, e a segunda na fase de grupos da Taça da Liga, desta feita por 2x0, além do triunfo para a Liga portuguesa, no Dragão, por 1x0.

Seja como for, o pleno de vitórias dos azuis e brancos nos três confrontos com a equipa madeirense, esta época, não garantem novo triunfo mas são um cartão de visita.


Estatisticamente, importa destacar ainda que os dragões levam grande vantagem nos 32 jogos já realizados com o Nacional ao longo da história, com 24 vitórias e apenas seis derrotas.



Liga Zon Sagres: 28ª jornada
Estádio da Madeira, Choupana
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)

Equipas prováveis

Nacional

Gottardi; João Aurélio, Mexer, Miguel Rodrigues e Marçal; Moreno, Claudemir e Jota; Diego Barcellos, Rondón e Daniel Candeias.

FC Porto

Helton; Danilo, Maicon, Abdoulaye Ba e Mangala; Fernando, Lucho e Moutinho; James Rodríguez, Jackson Martínez e Atsu.


in "zerozero.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Com o campeonato quase entregue, resta-nos vencer TODOS os jogos até final e assim dignificar o emblema.

Hoje se vencermos, ainda quero acreditar que haja uma ténue hipótese de conquistar o título.
Para tal teríamos de vencer com um resultado convincente no Dragão que desmoralizasse os encarnados, e que aliado a uma possivel derrota dos encarnados na final da Liga Europa, iríamos ver se os encarnados aguentariam a pressão de ter de vencer na última jornada no seu reduto.

Este é um campeonato marcado por inúmeros casos estranhos, e que ficará marcado pela vergonhosa arbitragem de Capela.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt