quarta-feira, 12 de junho de 2013

Fernando abre o trinco

titular indiscutível há cinco temporadas

A situação de Fernando no FC Porto está cada vez mais periclitante e só um golpe de rins muito forte da SAD poderá garantir a continuidade do brasileiro na época 2013/14. Para além de ter assumido a vontade de enfrentar outros desafios, o camisola 25 tem a favor das suas pretensões o facto de só ter mais um ano de contrato, o que transforma este verão na última oportunidade dos dragões serem ressarcidos financeiramente com a sua saída.

A questão é que Fernando, de 25 anos, ocupa a posição de campo no FC Porto que há mais tempo ininterrupto possui um titular indiscutível (5 temporadas). O protagonismo do trinco provocou uma eucaliptização à sua volta que, a dada altura, levou a que a própria SAD tivesse abdicado de continuar a contratar reforços que, depois, ficavam à sombra do brasileiro e acabavam por baquear.

Agora que Fernando abriu o trinco da porta da saída, o cenário torna-se complicado porque não existe uma segunda opção capaz de avançar de imediato para a posição 6. Pinto da Costa não pretende facilitar a transferência do jogador e vai atrasar o processo o mais possível, procurando assim uma saída que seja mais favorável para o clube. No entanto, o facto é que o FC Porto terá desde já de analisar de forma cuidadosa o mercado no sentido de garantir a solidez de uma posição que, historicamente, tem sido importante na estabilidade da equipa.


Tendo em conta que João Moutinho já partiu rumo ao Monaco, o desejo de divórcio de Fernando deixa Lucho González como único fio condutor do triângulo no qual Vítor Pereira mais confiou durante o seu magistério no banco azul e branco.

Conforme Record já noticiou, a SAD recebeu uma oferta concreta para a venda imediata do passe de Fernando, a rondar os 10 milhões de euros, mas que foi liminarmente rejeitada. No seu Facebook, o próprio jogador qualificou-a de “proposta honrosa”, esticando a corda ao reafirmar que a sua “vontade é sair”.

O argumento das condições financeiras associa-se ao sonho de ser chamado por Scolari ao escrete canarinho, deixando um vazio no miolo portista.

Ponto da situação

- Já na final da Taça de Portugal, em 2010/11, Fernando havia declarado o desejo de sair do FC Porto. Foi apertado pelos dirigentes e acabou por reconsiderar, voltando a assumir o seu papel no onze;

- Após mais duas épocas de sucesso, o camisola 25 retoma a posição de força, desta vez estribado no facto de apenas ter mais um ano de contrato. A SAD pode ver-se obrigada a negociar o seu passe;

- O empresário de Fernando já negociou com o Monaco e outro clube apresentou uma proposta de 10 milhões de euros que foi recusada pelo FC Porto.

in "record.pt"


Sem comentários: