sexta-feira, 7 de junho de 2013

Paulo Fonseca: o salto lógico e o trabalho sempre a sorrir

Perfil do sucessor de Vítor Pereira, que convive com os jogadores e conseguiu domar Josué


Paulo FonsecaAos 40 anos, Paulo Fonseca prepara-se para assumir o cargo que pertencia a Vítor Pereira. O F.C. Porto deve oficializar a chegada do novo treinador a breve prazo, após um acordo entre as partes. Um desfecho lógico, diz quem o conhece.

Para o técnico, este será o regresso a uma casa por onde passou sem grande sucesso. Como jogador, assinou contrato com os dragões mas não chegou a treinar de azul e branco. Rumaria a Guimarães no negócio que levou Capucho para o Porto.

O percurso no Barreirense motivou a aposta do F.C. Porto. Nessa altura, um jovem defesa-central ia procurando o seu espaço. Sem apontar de forma clara para um futuro como treinador.

«Foi meu jogador durante cinco anos no Barreirense. Teve o handicap de nunca ter sido um jogador de equipas de elite, mas há muito mérito na sua carreira. Chega a um grande na altura certa, subiu a pulso e todos reconhecem o trabalho que tem realizado», salienta Jean Paul, seu antigo técnico.

Na conversa com o Maisfutebol, o treinador com uma década de ligação à formação do Sporting aplaude o trajeto de Paulo Fonseca. «Costumo dizer que fazer uma vez é fácil, mais difícil é confirmar depois. O Paulo já fez um bom trabalho a outros níveis, tem vindo a confirmar o seu trabalho ao longo dos anos.»

«Sempre teve uma personalidade forte e, quando decidiu enveredar pela carreira de treinador, ligou-me várias vezes. Procurou-me bastante nesse período e vi nele alguém com futuro. Disse-lhe que era inteligente, interessado, com vontade de aprender», revela.

Jean Paul aplaude a chegada de mais um técnico português a um grande. «Até determinada altura, fui crítico em relação à formação de treinadores em Portugal, mas agora há uma escola, um modelo de formação. Lá fora, as pessoas surpreendem-se por ver um país tão pequeno a formar tantos jogadores e treinadores. Depois, é preciso que surjam as oportunidades, como está a acontecer.»

Passa os dias a sorrir e conseguiu domar Josué

Como treinador, Paulo Fonseca passou pela formação do Estrela da Amadora, pelo 1º de Dezembro, Odivelas, Pinhalnovense (chegou a defrontar o F.C. Porto na Taça), Desportivo das Aves e Paços de Ferreira.

Na Capital do Móvel, conduziu a formação pacense a um histórico terceiro lugar. Pelo caminho, nunca perdeu o sorriso. Haja alegria no trabalho.

«A imagem que ele passa é a real. Ele passa a maior parte do tempo a sorrir. Vive com muita alegria a carreira de treinador, nota-se que gosta do que faz», explica Vítor, médio que foi orientado por Paulo Fonseca na época 2012/13.

A proximidade com os jogadores é uma marca do treinador. «A barreira entre jogadores e equipa técnica é quase nula. É muito acessível e podíamos falar com ele sobre tudo. Isso é muito importante para um jogador. Em campo, éramos sobretudo uma equipa muito equilibrada. Podia destacar-se em termos ofensivos mas havia muito trabalho defensivo durante a semana»

«Após os primeiros meses a trabalhar com ele, pensei logo que chegaria ao topo, mais cedo ou mais tarde. Acaba por ser uma mudança mais do que justificada, lógica até. Tem feito um bom trabalho por onde passa e sempre em crescendo», frisa Vítor, aoMaisfutebol.

O futuro treinador do F.C. Porto fez crescer nomes como Diogo Figueiras, André Leão, Luiz Carlos, Cícero, o próprio Vítor e sobretudo Josué. O reforço dos dragões era um rebelde sem causa e parece ter encontrado finalmente o seu rumo.

«Houve ali muita preocupação do Paulo Fonseca com o Josué, que como é sabido é um jogador um pouco rebelde (risos). Tem um talento gigantesco mas faltava-lhe essa parte. Chegaram a um acordo e a diferença foi notória», reconhece o jogador dos castores.

Vítor não tem dúvidas: as mudanças de Paulo Fonseca e Josué para o F.C. Porto, de Cássio e Luiz Carlos para o Sp. Braga são um prémio pela sensacional época do Paços de Ferreira. «É bom ver colegas e o treinador a melhorar a sua vida, é um prémio pela época que fizemos.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: