domingo, 15 de agosto de 2010

FC Porto Um a Um


A Figura: HULK (7)

Bomba de penálti e assunto arrumado

Actuou claramente em contraciclo, levando a equipa às costas e disfarçando a dificuldade em criar lances de perigo. A verdade é que praticamente todos saíram das suas "invenções"". Decidiu a partida com uma bomba da marca dos onze metros, mas merecia ter resolvido tudo mais cedo numa das inúmeras iniciativas individuais em que deixou os homens da Naval com problemas de rins. É justo dizer que por vezes exagerou nos remates de longe, só que o brasileiro percebeu cedo que tinha de ser ele a fazer tudo. E fez: diagonais, cruzamentos, assistências e remates. Cheirou o golo aos 60', quando surgiu na cara de Salin e atirou rente ao poste. E já depois de ter feito as redes balançar esteve muito perto de bisar, num remate cruzado.

Helton 6


Rápido a sair dos postes, desviou uma série de cruzamentos que ameaçaram a sua área e fez uma mancha providencial aos pés de João Pedro, emendando um erro de Álvaro Pereira. Mais tarde desviou um livre de Camora para canto.

Sapunaru 5

Complicativo com a bola nos pés e faltoso quando correu atrás dela. Ou melhor, tentou correr, porque lhe faltou velocidade para acompanhar Marinho e companhia. De positivo, o apoio aos centrais.

Rolando 5

Um mau passe na zona central, entregando a bola a Marinho, quase comprometeu uma exibição segura em que ainda procurou empurrar a equipa para o ataque. Esteve muito perto de marcar num canto.

Maicon 6

Foi rei e senhor das bolas altas, onde não permitiu qualquer cabeceamento aos homens da Naval. Chegou e sobrou para anular Previtali.

Álvaro Pereira 6

Está com a corda toda e por isso andou muito tempo no ataque, procurando desequilibrar. Mas foi a defender que quase o fazia, num mau atraso de cabeça que deixou a bola à mercê de João Pedro na cara de Helton. Redimiu-se aos 78', quando, de carrinho, tirou o pão da boca a Previtali. Que grande corte.

Fernando 5

É notória a preocupação - por ordens expressas do novo treinador - de pressionar mais alto, o que acabou por deixar um pequeno fosso atrás de si até aos centrais e que a Naval foi aproveitando. Mas foram muitas as bolas que ganhou.

Belluschi 5

Assumiu a responsabilidade de escrever a letra do ataque, mas a música estava desafinada, porque os passes de ruptura terminaram sempre nos pés dos jogadores da Naval. Porém, esteve bem nas bolas paradas: serviu Falcao num cruzamento e obrigou Salin a uma grande defesa num remate em zona frontal. Aos 60' aproveitou um ressalto, ganhou espaço e atirou de longe para grande defesa.

João Moutinho 5

Mais discreto do que Belluschi, mas muito mais disponível para defender. Procurou jogar sempre no pé, evitando o erro. Um bom remate à entrada da área, aos 70', que saiu um pouco ao lado.

Varela 4

Esteve uma sombra do jogador que ofereceu a Supertaça ao FC Porto há uma semana. Só em duas ocasiões conseguiu furar: na primeira, cruzou mal e, na segunda, sofreu uma falta à entrada da área. Não estranhou que tenha sido o primeiro a sair.

Falcao 5

Trabalhador incansável fora da área, ineficaz dentro dela. Arranjou espaço para quatro remates, mas não acertou com a baliza.

Guarín 5

A sua entrada alterou o figurino do FC Porto, que passou a jogar em 4-4-2. Encostou-se aos avançados e foi brigando pela bola.

Rodríguez 5

Entrou bem, dando alguma profundidade ao lado esquerdo. Perto do final, quase marcou.

Souza 5

Aposta final para segurar a bola, impor respeito no meio-campo nos últimos minutos e mostrar que tem grande toque de bola. Boa estreia em provas oficiais.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: