sexta-feira, 17 de setembro de 2010

André Villas-Boas : "Todos se empenham e o colectivo funciona"



E vão oito triunfos oficiais seguidos na ainda curta carreira de André Villas-Boas à frente dos destinos do FC Porto. "Ajuda a consolidar os processos, porque é importante nunca perder o sentido de vitória, até porque se seguem deslocações difíceis", avalizou. Mas como o próprio fez questão de enfatizar, o brilho forte azul e branco deste arranque de temporada advém do seu colectivo e nunca do individual. "Estou muito satisfeito com a resposta do colectivo, que funcionou porque todos os atletas se empenham. As soluções que encontrámos para o jogo mostraram que estão muito bem."

Referindo-se às especificidades do jogo com o Rapid de Viena, o treinador reconhece-se globalmente satisfeito. "Este jogo fez-me lembrar muito o embate com o Braga, porque voltámos a demonstrar grande concentração, rigor e qualidade e só assim foi possível chegar ao 2-0." Mas não sem alguns calafrios; de facto, e segundo considerou, "a vantagem do FC Porto esteve sempre em causa, perante uma equipa com um bloco bem organizado e que saía rápida para o contra-ataque, até aos 64', altura em que chegou o segundo golo". Até lá, porém, "os austríacos criaram algumas dificuldades nas poucas incursões efectuadas".

O desfecho vitorioso serviu sobretudo "para consolidar um caminho que é difícil". "Agora, na Bulgária, era importante conquistar mais três pontos e deixar o CSKA em posição desconfortável. O nosso percurso deve ser o de ganhar todos os jogos nesta fase, esperar pelas equipas da Liga dos Campeões e depois pensar fase a fase", prosseguiu. Este novo triunfo surge como "progressão natural da equipa", que passa "por somar sempre os três pontos", como, aliás, já avisara de véspera na conferência de Imprensa.

A substituição de Hulk não parece ter agradado ao brasileiro, mas Villas-Boas passa um pano quente sobre o tema. "É normal que se mostre insatisfeito, porque quem não quer ficar em campo os 90'?", questionou com propriedade. Ainda assim, mantinha a sua decisão. "Decidimos apostar no Belluschi e parece que resultou. Mas a saída do Hulk não lhe tira brilho ao que fez, ele que até, momentos antes, tinha feito a assistência para o segundo golo".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: