sábado, 18 de setembro de 2010

Cunho ofensivo

este fc porto marca mais do que o de mourinho
 
São 8 jogos, 8 vitórias e 21 golos marcados a provar que este FC Porto já tem o cunho ofensivo que André Villas-Boas sempre assumiu querer incutir-lhe. A média que ultrapassa ligeiramente os 2,6 tentos por partida só não é o melhor registo da década no clube, porque num período idêntico, isto é, nos primeiros 8 jogos oficiais, os dragões de Octávio Machado (2001/2002) conseguiram marcar mais um golo (22) do que estes de Villas-Boas. No entanto, nem o FC Porto campeão europeu com José Mourinho arrancou a marcar a um ritmo tão alucinante quanto este.

No lançamento do jogo com o Rapid Viena, que terminou com aquele que tem sido o resultado mais vezes conseguido pelos azuis e brancos nesta época (o 3-0 já se verificou em três ocasiões: Genk, Beira-Mar e, agora, Rapid), André Villas-Boas prometeu praticar um futebol de ataque e a equipa cumpriu com a eficácia que já lhe é reconhecida. A mobilidade do meio-campo tem sido notável, o rigor defensivo também, mas o ataque é que tem dado um cariz espetacular a este novo FC Porto e Hulk, com 7 golos, é quem mais tem contribuído para esse registo.

Equilíbrio reinante

O compromisso com a vitória foi, a par do futebol vincadamente ofensivo, uma das principais promessas feitas por André Villas-Boas no dia da sua apresentação e os resultados estão agora à vista. O FC Porto joga à imagem do seu treinador, mas não descura os sectores mais recuados. Para já, são apenas 4 os golos encaixados, num registo bem melhor do que o da época de Octávio Machado. Em termos de finalização, o arranque em 2001/2002 serve de bom exemplo, mas essa equipa sofreu muitos mais golos do que esta de Villas-Boas (ver quadro).

E face a estes números já são poucos os que se lembram que, devido ao falhanço na contratação de Kléber, Falcão só ficou com um concorrente direto no plantel. O recém-chegado Walter ainda pouco jogou, mas a equipa não se tem ressentido disso. Falcão, Hulk, Varela e companhia têm garantido golos a bom ritmo, pelo que a ausência do avançado que permanece no Marítimo nem tem sido notada. Contudo, a época ainda agora começou...

in "record.pt"

Sem comentários: