sábado, 18 de setembro de 2010

Manuel Machado: "Rúben não é apenas o dos grandes palcos"

Manuel Machado "aproveitou" o melhor de Rúben Micael, sobretudo na primeira metade da época passada. Tempo suficiente para fazer sete golos na Liga Europa e se destacar como um dos melhores médios portugueses. O resto da história é conhecida: é contratado pelo FC Porto, onde as lesões o têm impedido de jogar mais. Contra o Rapid, voltou ao onze, às grandes exibições e aos golos. O antigo técnico do madeirense não se mostrou surpreendido. "Só não se tem destacado tanto no campeonato porque não joga com tanta regularidade. Tão simples como isso. Ele é um jogador muito pendular, equilibrado, não se mostra apenas nos grandes palcos europeus. Isso viu-se perfeitamente quando trabalhou comigo no Nacional. Na altura, jogava bem nas provas internas e também na Europa, conseguia mostrar esse equilíbrio. Claro que houve esse pico de rendimento ao nível da concretização, que até poderá ser uma simples coincidência", salientou.

Coincidência ou não, Rúben é o médio mais concretizador desde a criação, a época passada, da Liga Europa. "Tem um perfil ofensivo, aparece adiantado na área com muita frequência, é muito bom no último passe e sabe ir à frente e marcar. É nesta conjugação de factores que ele se torna um jogador interessante, completo. É um jogador moderno na sua posição e, por isso, foi contratado pelo FC Porto", justificou.

Manuel Machado acredita que Rúben Micael não ficará por aqui. "Ele nunca perdeu a humildade. Vem de um estrato social baixo mas com o talento que tem, cedo percebeu, que o futebol poderia ser uma forma de melhorar a sua vida. Está a fazê-lo de forma muito inteligente e só espero que continue a crescer. O FC Porto já é um clube grande mas que ele consiga chegar ainda mais longe no futebol europeu. E, estou convicto de que o vai conseguir", sublinhou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: