segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FC Porto. O que o dragão tem que o dérbi de Lisboa não vai ter



.Nove pontos de vantagem dos portistas, tantos como os pontos para o campeão Benfica. Que joga uma crise contra o Sporting...

Terça-feira o Benfica joga contra o Hapoel Telavive (Liga dos Campeões) e dois dias depois o Sporting vai a Lille (Liga Europa). As noites europeias podem aliviar o stresse de muita gente, mas só vêm distrair do essencial: domingo há um dérbi de crise em que o mais provável é não se ver nada daquilo que aconteceu no último FC Porto-Braga: qualidade. Os dragões estão um passo à frente, têm nove pontos de vantagem para o campeão. Na tabela dos pontos e fora dela:


1- TREINADOR, IMACULADO Experiente ou não, copiado ou original, Villas Boas só sabe o que é ganhar e isso dá-lhe força para tudo. Nem que seja para arrasar Raul Meireles (como chegou a fazer antes da saída para o Liverpool), fazer de Moutinho um jogador de 66 minutos, ou deixar Fucile ou Rodríguez no banco. Jorge Jesus tem uma vitória (Setúbal) e Paulo Sérgio sobrevive com o oxigénio europeu. E tudo se discute.

2- DEFESA, FUNCIONA O FC Porto sofreu apenas dois golos em quatro jogos. A defesa perdeu Bruno Alves mas Maicon impõe--se ao lado de Rolando. O Benfica tem tantos golos sofridos como marcados (6), a equipa perdeu a consistência defensiva do ano passado e treme em qualquer campo e de qualquer maneira, especialmente em lances aéreos. Aqui, até o Sporting parece mais forte, mesmo com a revolução de Carriço e Nuno André Coelho. Uma questão: Patrício é o guarda-redes? Ou será Hildebrand? Podia ser pior, se por lá houvesse um Roberto (deixou os frangos, mas ainda ninguém o viu serenar).

3- MEIO-CAMPO, ENCONTRADO Fernando, Belluschi e Moutinho (ou Micael). Tudo está definido para Villas Boas. E na Luz? Javi García ainda está à procura do que jogava na época passada e, pior, não há quem renda o mesmo que Ramires ou Di María. No Sporting, a experiência de Maniche e a juventude de André Santos agradam mas não ganham jogos. Entre Valdés, Zapater e Vukcevic, as incógnitas continuam em aberto.

4- FALCAO, O AVANÇADO Há quem se queixe do cansaço. É? Falcao passou a última semana na selecção da Colômbia, chegou limitado e mesmo assim conseguiu ser decisivo no FC Porto-Braga, sem marcar mas desfazendo Miguel García ou saturando a defesa. Com dois golos acumulados nas primeiras jornadas, já descolou de Liedson e de Cardozo, ainda adormecidos.

5- HULK, O MELHOR É o goleador da Liga (três) e provavelmente o melhor futebolista. No ano passado andava desesperado, a tentar jogar sozinho, agora rende para a equipa e parece um passo à frente de qualquer outro jogador. A ele junta-se ainda Varela (dois golos ao Braga), enquanto em Alvalade ou na Luz não há quem se veja em grande forma.

6- BANCO, DE FACTO O FC Porto joga a vitória contra o Braga: Villas Boas lança Micael, Rodríguez e Souza, no banco ainda tem Valter, Fucile e Otamendi. Tudo funciona. Na Luz, César Peixoto, Ruben Amorim e Jara saltam de suplentes para a indiferença. O Sporting tem como alternativas Vukcevic, Postiga e Saleiro, mais Diogo Salomão, Torsiglieri e Zapater... Os nomes importantes são poucos. E pouco rendem.

7- DISCIPLINA, IMPECÁVEL O FC Porto é hoje uma equipa serena que só viu quatro cartões em quatro jogos. Em Guimarães, Olegário Benquerença esforçou-se para mostrar sete cartões ao Benfica, mas a tendência encarnada para a indisciplina já era anterior: ao todo, as águias somam 13 amarelos e um vermelho, são a equipa mais indisciplinada da prova. Perseguição da arbitragem? O Sporting, por aqui, continua aceitável (sete cartões).

8- MERCADO, CERTO O FC Porto fez duas contratações cirúrgicas para substituir Bruno Alves (Otamendi) e Raul Meireles (João Moutinho). De resto, os que chegaram estão longe de confundir a estrutura existente. No Benfica é o contrário. Gaitan está a ser forçado como novo Di María e Salvio vestirá o mesmo papel para o lugar de Ramires. Precisam de tempo, estão lá, mas ainda não o são. Jesus vai contornando a tentação de mudar a táctica (já o fez para encaixar Jara) e a equipa, em vez de crescer, ganhou areia na engrenagem. No Sporting qual é a desculpa? Falta o pinheiro?

9- DISCURSO, VERDADEIRO

Após cada vitória, Villas Boas dá-se ao luxo de continuar a ganhar pontos com as palavras. Depois de derrotar o Braga, logo arranjou forma de dar a bicada ao Benfica e ao Sporting, deixando- -os fora das três melhores equipas portuguesas da actualidade (elogiando o Vitória de Guimarães). Villas Boas até já tinha pontuado, recorde-se, com a questão dos "monólogos" de Jorge Jesus. O treinador do Benfica, nas suas intervenções, vai encontrando desculpas nas arbitragens ou no atraso na preparação provocado pelo Mundial; e Paulo Sérgio vai inventando as suas tiradas mais ou menos incríveis, entre "pinheiros" e a "melhor equipa do Mundo". "Sempre na brecha."
 
in "ionline.pt"

Sem comentários: