segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vitórias adjectivos

Lidou com desconfianças e adversidades, mas o resumo dos sete primeiros jogos não lhe podia ser mais favorável: vence e convence. Em contraste com Jesualdo Ferreira, também ele globalmente vitorioso mas incapaz de seduzir por completo a massa adepta portista, André Villas-Boas parece mais consensual na admiração. O Benfica foi o primeiro teste de fogo, ultrapassado com distinção, e o Braga terá servido de prova dos nove para os mais resistentes.

Mais do que o registo simples das vitórias, convém sublinhar algumas adversidades a que foi dando resposta e que talvez ajudem a perceber a unanimidade dos elogios: contornou o impacto das saídas de Bruno Alves e Meireles, dois dos pilares das últimas épocas; ficou sem Hulk horas antes do jogo do play-off com o Genk e ganhou confortavelmente; Ukra lesionou-se no primeiro minuto de jogo com o Beira-Mar e a resposta foi nova goleada; experimentou um desenho táctico diferente na segunda mão com o Genk sem comprometer o resultado; esteve duas vezes a perder com o Braga e encontrou saída. Numa pausa para respirar, é justo dizer que os adversários directos também têm ajudado.

A isto, junte-se um discurso que vai directo ao assunto, que usa as palavras certas para entrar nos ouvidos dos adeptos e provocar reacções. As melhores, como se comprova pela amostra recolhida. Percebe-se agora aquela ideia do perfil de treinador que, quando ainda não havia nome assumido, provocou sorrisos desconfiados assim que foi divulgada: o FC Porto procurava um sedutor. Villas-Boas gaba o controlo emocional da equipa dentro de campo, mas tem sido precisamente o descontrolo das suas próprias reacções, com festejos enérgicos como aquele que brindou os adeptos no final do jogo com o Braga, a captar a atenção das massas.

Opiniões

Rui Moreira

Determinado

"André Villas-Boas é um treinador determinado. Pela forma como entusiasma os jogadores e também pela forma como põe a equipa a jogar, com raça. Dou o exemplo do Fernando. Era um jogador tímido e agora até joga na grande área adversária. Destaco também a maneira como o treinador participa no jogo; até parece que está a jogar. Isto não se via com Jesualdo."

Álvaro Magalhães

Restaurador

"As sete vitórias souberam pela vida, mas o melhor é ver restaurado o espírito e o orgulho do clube, que Jesualdo Ferreira mascarara. A postura quase arrogante contra o Benfica, na Supertaça, a vitória nascida do inconformismo na Naval e a reviravolta com o Braga revelaram com clareza que há ali uma nova energia irradiante, uma força, uma alma, seja o que for. E a 'culpa' é dele. Que mais dizer?"

Manuel Serrão

Promissor

"Apesar de termos um treinador novo, reencontrámos velhas tácticas de ganhar. Estou a gostar das contratações que foram feitas, dos resultados obtidos até agora e até dos frangos do Helton, que não comprometem. Por tudo o que se está a passar, acho que o trabalho do treinador é promissor. Villas-Boas é uma das razões para o sucesso neste início de temporada."

Carlos Tê

Formidável

"A primeira palavra que me vem à cabeça quando olho para o FC Porto de André Villas-Boas é formidável. Confesso que não estava à espera deste início tão retumbante, embora só agora tenha chegado o primeiro grande teste da temporada, com o Braga. Destaco também a capacidade de reacção do treinador nas adversidades, que reflecte a sua personalidade."

Pôncio Monteiro

Ambicioso

"Quando se ganha estamos sempre contentes e não há nada a apontar à orientação seguida na escolha do treinador. Sabia, e disse, que não era uma aposta de risco porque era um treinador da casa, conhecia bem o clube e tem sido feliz. A equipa está a jogar bem e a ganhar, e André Villas-Boas mostra que quer ganhar. Escolheria a palavra ambição porque acho que assenta bem ao que tem dito e mostrado."

Jaime Magalhães

Competente

"André Villas-Boas está a fazer um bom trabalho, porque tem praticamente todos os jogadores disponíveis e em boa forma. Ora, essa disponibilidade do plantel faz com que o FC Porto esteja bem e a ganhar jogos, visto ter um grupo de jogadores recheado de qualidade. Aliás, à semelhança de outras temporadas, o FC Porto tem um bom plantel, com grandes jogadores. E o treinador está a ser competente."

A uma vitória de igualar início do mestre Robson

Se vencer na Choupana, de hoje a oito dias, Villas-Boas alcançará a quinta vitória consecutiva neste arranque de campeonato, o que lhe permitirá igualar séries conseguidas por António Oliveira (97/98) e Bobby Robson (94/95), um dos seus mentores. Contudo, é a Jesualdo Ferreira que pertence o recorde de jogos seguidos a vencer num início de prova com oito triunfos em 2007/08, interrompidos com um empate caseiro com o Belenenses. Em relação à invencibilidade, o FC Porto de Mourinho esteve 33 jogos sem ser derrotado.

Exuberante

Já toda a gente reparou na forma exuberante de André Villas-Boas festejar os golos e as vitórias do FC Porto. Desde os festejos individuais com os jogadores, que reflectem proximidade e cumplicidade, aos festejos para as bancadas, normalmente no fim dos jogos, que reflectem uma empatia com os adeptos pouco vista nas últimas épocas.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Unknown disse...

Está a revelar ter sido uma óptima aposta este VB.
No campo e no discurso.
Força Porto!