sábado, 2 de outubro de 2010

Falcao: "Com a nova forma de jogar os golos estão mais repartidos"

Falcao marcou mais um golo em Sófia, o sexto da temporada, o 40º desde que chegou ao FC Porto. Os números surpreendem ainda mais quando surgem ao lado da quantidade de jogos que o colombiano disputou em Portugal: 56. Ora, 40 golos em 56 jogos é obra. Radamel Garcia, pai de Falcao, acredita que a pontaria certeira do filho vai prosseguir. E a meta já está traçada para esta época: marcar mais do que os 34 golos do ano passado. "Ele vai conseguir. Vai marcar mais golos do que na última temporada. De certeza. Ele é um jogador que está sempre pronto para marcar. É a vida dele. Apesar disso, o mais importante é que a equipa continua a ganhar... E vencer os onze jogos que já disputou é algo de fantástico", recordou Radamel Garcia, desde a Colômbia, a O JOGO.

As conversas entre os dois sucedem-se ao mesmo ritmo intenso dos golos de Falcao e, por isso, o último contacto surgiu com o avançado ainda na Bulgária. "Ele ligou-me logo depois do jogo com o CSKA. Estava feliz com a exibição e com o resultado". Curiosamente, Falcao tem marcado mais golos esta época nas competições europeias (3) do que no campeonato (2) - sobra mais um na Supertaça, com o Benfica -, uma nota que Radamel Garcia desvaloriza, ao considerar tratar-se de "uma mera coincidência".

No entanto, Falcao também está a marcar, em média, menos golos do que na época passada, um facto que Radamel Garcia atribui ao modelo de jogo de André Villas-Boas. "Por exemplo, este ano o Hulk joga mais solto e, por isso, também tem marcado mais golos. A verdade é que com esta nova forma de jogar da equipa, os golos estão mais repartidos por todos os jogadores. E isso é excelente para o colectivo. Apesar disso, e como já referi anteriormente, o Falcao ainda vai ultrapassar a marca da época passada. Vão ver", atirou.

Curiosidades

Média de golos

Falcao acabou a última temporada com 34 golos em 45 jogos; esta época já marcou seis em 11 partidas. No entanto, a média é ligeiramente inferior ao ano de estreia em Portugal; na época passada marcava 0,75 golos por jogo, enquanto esta época tem-se ficado pelos 0,55 golos por partida.

Série sem marcar

Três jogos é o número máximo que Falcao passa sem marcar golos no FC Porto. Na última época, esteve apenas por três ocasiões sem marcar em três jogos consecutivos, enquanto este ano já contabilizou uma série de três partidas em branco: Genk, Rio Ave e Braga).

Campeonato

Analisando apenas o campeonato, Falcao já leva quatro jogos esta temporada sem marcar: Rio Ave, Braga, Nacional e Olhanense. Curiosamente, este foi o máximo de jogos que o avançado esteve sem marcar na competição durante a última época. Se imperar esta lógica, Falcao marcará pelo menos um golo em Guimarães.

golos

"Este ano o Hulk joga mais solto e, por isso, também tem marcado mais. Os golos estão mais repartidos por todos os jogadores"

in "ojogo.pt"

Sem comentários: