quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Artur Jorge: "FC Porto tem crescido com Villas-Boas"

Artur Jorge prepara-se para ser homenageado amanhã, em Viena, juntamente com os jogadores que conquistaram o primeiro título europeu para o FC Porto, em 1987. Mais do que o reconhecimento pelo feito, esta é uma homenagem a um técnico que chegou ao clube pela mão de Pinto da Costa, que apostou tudo nele. Ora, no início da actual época, o presidente do FC Porto começou um capítulo semelhante ao de 1984, com Artur Jorge, desta feita ao contratar André Villas-Boas, sem que, quer na altura, quer hoje, qualquer um deles tivesse currículo para que fossem aparentemente candidatos ao lugar de treinador dos dragões. "É verdade, e nesta altura há muita coisa a correr bem no FC Porto. A equipa tem feito um bom campeonato e isso tem sido fundamental em todas as situações, o que tem permitido que o clube cresça", frisou Artur Jorge, que acredita na possibilidade de a equipa de Villas-Boas poder apresentar um balanço muito positivo no final da época em curso.

Desde o início da actual campanha, o FC Porto venceu a Supertaça, conta dez vitórias e dois empates (Guimarães e Sporting) na I Liga, está apurado para os 16 avos-de-final da Liga Europa e ultrapassou a quarta eliminatória da Taça de Portugal, somando 21 jogos sem perder. "Quando olhamos para o futebol que esta equipa pratica, vê-se perfeitamente que tem qualidade para que o clube continue a crescer com Villas-Boas, tal como tem acontecido nas últimas décadas", comentou.

O crescimento a que Artur Jorge se refere é assim por ele explicado. "Quando se comparam as condições que havia no meu tempo e as que existem hoje, há diferenças consideráveis, mas elas não aconteceram por acaso, mas sim porque o FC Porto foi capaz de continuar a ganhar títulos, uns a seguir aos outros e de não ter parado depois da final de Viena. Por isso, quando se olha para o clube que tínhamos antes e o que ele é hoje - o próprio estádio é uma obra fantástica - vê-se nitidamente que o FC Porto passou a ser um dos maiores clubes do mundo e que continua a crescer", sustentou.

"Vitória importante para o clube"

Os vencedores da Taça dos Campeões Europeus de 1987 vão ser homenageados no Estádio Ernst Happel, antigo Prater, palco verde que João Pinto percorreu com a taça à cabeça, imagem que ficou da primeira conquista internacional do FC Porto. "É uma homenagem à equipa e, para mim, um contentamento total, por algo que nos aconteceu, numa altura muito importante para o FC Porto. Mas é acima de tudo uma honra, porque vencemos um adversário que praticamente jogava em casa, numa final em que o FC Porto não era favorito", comentou Artur Jorge. Mas o jogo não marcou só o clube: "As pessoas não faziam ideia, não conheciam a qualidade dos jogadores do FC Porto e foi preciso uma grande vitória para que tomassem consciência disso e entendessem que era possível alcançar grandes títulos". Sobre a final em si, guarda mais do que a vitória: "Vencemos com grande lucidez, apesar de só na segunda parte os jogadores se terem exibido realmente ao seu nível".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: