quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fucile e Rúben devem ser titulares em Viena


O FC Porto é um dos cinco clubes já apurados para a fase a eliminar da Liga Europa e, por isso, a viagem a Viena, sem ser um passeio, é uma deslocação isenta de qualquer tipo de pressão competitiva, a não ser a responsabilidade inerente à condição de 'grande' europeu e, já agora, invicto em 2010/2011.

Mas, mesmo com o passaporte na mão, André Villas Boas não dá tréguas e leva à cidade do romance a maioria dos figurões, excepto... Maicon. O caso do defesa, tratado em separado, passa para segundo plano precisamente por que o caminho europeu está livre e por mais visões fugazes que existam de dificuldades em Viena, o dragão está apurado e pode gerir-se como muito bem entender, mas é aí que entra, afinal, o aspecto mais relevante da questão: Villas Boas não dá tréguas aos melhores e viaja com toda a artilharia pesada disponível. Sé é para utilizar a maioria... é uma questão a ver amanhã, ou eventualmente a discutir esta tarde na conferência de imprensa, se houver margem para a abordar, pois o FC Porto está apurado e pode haver maior abertura...

Assim, à partida há já uma alteração confirmada comparativamente com Alvalade: Jorge Fucile vai finalmente estrear-se à esquerda, depois de ter sido preterido em Alvalade por Emídio Rafael. Álvaro Pereira não recuperou (ou melhor, não é nada aconselhável forçar num jogo sem obrigações superiores...), e como Emídio Rafael não está inscrito na Liga Europa, Fucile entra mesmo à força pela esquerda, preechendo um inconveniente duplo vazio de circunstância.

De resto, não há grandes sinais de revolução, como se lê a partir da convocatória europeia: estão lá quase todos os disponíveis. Falta saber o pormenor crucial: qual a escala do onze, admitindo-se uma ou outra alteração pontual. A mais provável, pela leitura progressiva decorrente dos últimos jogos, é que Fernando Belluschi ceda o lugar a Rúben Micael, sinónimo de mais força para o onze, pois o argentino já não está com o fulgor físico essencial para desequilibrar ou criar rupturas, daí admitir-se essa potencial alteração, que também poderia estender-se a João Moutinho, por exemplo.

in "abola.pt"

Sem comentários: