sábado, 4 de dezembro de 2010

Futre: "Este Falcao vai animar o mercado"

Paulo Futre foi a Viena acompanhar o FC Porto e saiu de lá encantado com Falcao. O primeiro hat trick do colombiano com a camisola portista mais não fez do que confirmar aquilo que o português radicado em Espanha já suspeitava. As fronteiras de Portugal começam a ficar pequenas para um jogador enorme como Falcao. Seguindo já para a conclusão: "Se continuar a marcar golos desta maneira, no Verão vai aparecer de certeza uma oferta e o FC Porto vai ter dificuldades em segurá-lo. Vai animar o mercado".

Ora, e de onde poderá aparecer essa oferta? Paulo Futre, que actualmente aconselha jogadores a clubes, encontra espaço para Falcao em vários plantéis. "Ele pode encaixar num grande clube, sem dificuldade. Está a tornar-se num jogador espectacular, porque marca muitos golos, e melhora a cada jogo. É um jogador para qualquer grande europeu. Economicamente, o futebol português não pode competir com as ofertas que vão acabar por aparecer", explica. Numa altura em que o Real Madrid, por exemplo, procura um ponta-de-lança, Futre não vê razões para Falcao não ser um alvo. "Por que não no Real Madrid? Podia encaixar naquele plantel e evoluir. Mas também numa equipa como o Barcelona, Sevilha, Atlético de Madrid, Valência ou Villarreal. Quando um jogador faz golos na América do Sul e em Portugal, por que não jogar num clube como o Real Madrid?", questiona. Futre não acredita que o colombiano saia em Janeiro - e Pinto da Costa já garantiu que não sai ninguém do núcleo duro... - mas já pensa num valor capaz de levar o FC Porto a negociar no Verão. "Os pontas-de-lança são os mais bem pagos. Por menos de 25 milhões de certeza que o FC Porto não aceita negociar". Se Falcao encanta Futre, há outro jogador portista que "pode jogar em qualquer equipa". Hulk, pois claro. "Vi-o a jogar com o Atlético de Madrid [2008/09] e toda a gente ficou de boca aberta. Partiu tudo. Pode ir para um clube grande. Se em Inglaterra é mais difícil, pode ir para Espanha, Itália ou Alemanha".

Moutinho também recolhe elogios, com a curiosidade de também ele ter trocado, como Futre, Alvalade pelo Porto. "Falei com ele em Viena. Temos esse ponto em comum", brincou Futre.

"Sul-americano e três golos no gelo. A minha vénia"

Falcao aparecia ontem destacado nos principais jornais colombianos. Os textos louvavam os três golos marcados na Áustria e as fotos, assim como os vídeos que as edições electrónicas não dispensavam, ilustravam as dificuldades provocadas pelo nevão. Os comentários de leitores colombianos ao hat trick não tardaram. "Monstruoso", apelidava um no "El Espectador". Havia mais. "Sul-americano e três golos no gelo. A minha vénia"; "o Milan que o contrate rapidamente". Mas, mais interessante ainda foi a discussão gerada pelo facto de Falcao não ser um jogador consensual na selecção. Os adeptos começam a estranhar a discrepância de rendimento, mas o avançado acaba ilibado no fórum de opiniões. "É o jogador colombiano que melhor nos representa. Tal como Mourinho não soube ler o jogo em Barcelona, também os treinadores colombianos se enganam com Falcao. Não se esforçam por compreender o seu estilo. Ou não o estudam. Como é que os estrategas portugueses acertam quando apostam nele", interrogava-se um leitor do "El Tiempo". Amostras de uma Colômbia que segue Falcao sem interrupções


in "ojogo.pt"

Sem comentários: