sábado, 22 de janeiro de 2011

Benfica e FC Porto. Já fumega na latin''américa

Como eles gostam de pescar na América do Sul: para a Luz deve chegar o colombiano Fabian Castillo; para o Dragão o argentino Juan Iturbe


De um dia para o outro, o mar que o português conhece como a palma da mão está de regresso à "cena política"; este mar que hoje merece um ministério é o mesmo que um certo candidato decidiu desbaratar quando era primeiro-ministro. Deixemos a politiquice mas não percamos o foco. Benfica e FC Porto agarraram nas trouxas e fizeram-se à pesca. Levaram mantimentos, iscos e as respectivas malhas. Que pelos vistos são apertadas, daquelas que trazem jaquinzinhos. Coordenadas: 10o S, 76o O. Peru.

Neste país banhado a leste pelo Pacífico joga-se o Campeonato Sul-Americano de sub-20, viveiro de pequenas-futuras estrelas, algumas a preço da sardinha, outras vendidas como fugu. 

Neymar, a superestrela do Santos, é uma raridade e cabe portanto na segunda categoria - 35 milhões de euros. Fabian Castillo, o miúdo do Deportivo Cali, anda pelos 2 milhões, que é quanto o Benfica deverá desembolsar por este jovem colombiano (18 anos feitos em Junho) baixo (1,70 m), leve (68 kg). E há outro, Juan Iturbe, que não se sabe quanto custa ao FC Porto, orgulhoso de ter resgatado o adolescente-maravilha (17 anos), igualmente baixo (1,71 m) e leve (64 kg). O traça o perfil de ambos.

A PULGA II? Querem ver como Messi é grande? Há uns anos, do que se falava era dos novos Maradona, que incluíam os nossos velhos conhecidos Aimar e Saviola e o próprio Lionel. Hoje, há os novos Messi. Juan Iturbe é um deles: o avançado que nasceu em Buenos Aires cresceu no (e jogou pelo) Paraguai, optou por ser argentino e é agora uma estrela emergente que o Real Madrid e o Manchester United andou a namoriscar. No Verão passado, Utirbe fez parte de um lote restrito de miúdos que andaram a treinar com a selecção A da Argentina e fez-se fotografar ao lado de Messi. 

O ASPRILLA II? Pois. Ou era Asprilla ou Valderrama. Higuita estava fora de questão porque Fabian Castillo não é guarda-redes. O extremo franzino que o Benfica anda a rondar é espécie de um segundo Asprilla: joga nas linhas e tem drible curto. O problema está na cabeça. Já teve um arrufo com um seleccionador de camadas jovens - e quando um miúdo tem de ir para a imprensa justificar comportamentos, dizendo que não gosta de "noitadas", cuidado. Filho de pais separados, criado por tios, comprou uns ténis com o primeiro ordenado, gosta do Arsenal e adora a PlayStation. E Messi.



in "ionline.pt"

Sem comentários: