sábado, 22 de janeiro de 2011

Iturbe é reforço: «É um grande num grande», diz Chilavert

Estrela paraguaia diz que F.C. Porto é clube modelo para desenvolver o jovem


Iturbe é reforço do F.C. Porto. A garantia foi dada por Carlos Sosa Jovellanos, director jurídico do Cerro Porteño, ao Maisfutebol. «A transferência está concluída. Chegámos a um acordo e agora só falta Iturbe assinar», disse. «Os detalhes da negociação vão ser dados pelo F.C. Porto. Da nossa parte está tudo feito.»

O dirigente falou ainda na cidade do Porto, de onde parte este sábado de regresso ao Paraguai. «Penso que todas as partes saem satisfeitas deste acordo, o Cerro Porteño, o F.C. Porto e a família de Iturbe. Dada a realidade, e todos os problemas jurídicos que se levantaram, é um acordo feliz para toda a gente.»

Recorde-se que o jovem jogador, que se encontra ao serviço da selecção argentina sub-20, estava impedido de jogar devido a uma decisão da FIFA, na sequência da queixa do Cerro Porteño. Por isso só treinava no Quilmes. O jovem deve ser oficializado em breve e chega ao F.C. Porto no início da próxima época.

Enquanto o F.C. Porto não oficializa o negócio, divulgando os contornos de um negócio que os paraguaios situam em 1,5 milhões de euros, do lado de lá do Atlântico já há quem se felicite pelo desfecho. No caso, Chilavert. A maior estrela do futebol paraguaio falou ao Maisfutebol e não escondeu a satisfação.

«O F.C. Porto não vai arrepender-se», diz Chilavert

Geralmente pouco solícito a contactos com a imprensa, José Luis Chilavert predispôs-se a falar por telemóvel quando soube que o assunto era Iturbe. «O F.C. Porto é um clube modelo na formação de jovens», disse. «Os profissionais que tem vão fazê-lo crescer, vão dar-lhe a competitividade e a força do futebol europeu.»

Ora por isso, adianta, o céu é o limite. «Iturbe tem tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo. Tem velocidade, tem técnica e tem faro de golo. É importante que não se lhe peça já o mundo e não se façam comparações, como acontece na Argentina em relação a Messi. Isso só o vai prejudicar», garante Chilavert.

O antigo guarda-redes diz que conheceu Iturbe «há cerca de ano e meio, num triangular com as selecções juvenis de Argentina, Paraguai e México.» Nessa altura Iturbe ainda representava o Paraguai. «Quando o vi conquistou-me o talento. Para além disso surpreendeu-me o profissionalismo e a vontade de trabalhar.» 

Chilavert aproximou-se então da família, tratou de garantir o direito de representação de Iturbe e tentou levá-lo para a Argentina. Foi nessa altura que o jovem ficou impedido de sair do Paraguai, devido a uma outra queixa que o Cerro Porteño apresentou acusando Chilavert e o pai de exploração do trabalho infantil. 

Desde aí a vida de Iturbe deu muitas voltas, Chilavert deixou de representar o jovem, mas não perdeu a admiração por ele. «É excepcional. É um jogador muito difícil de encontrar. Os dirigentes do F.C. Porto fizeram a escolha certa e não vão arrepender-se do dinheiro que vão gastar. Vai ser um grande num grande.»

No entanto, avisa, é bom lembrar-se que Iturbe é um miúdo. Tem 17 anos. Quando chegar ao F.C. Porto terá 18 anos apenas. «É importante não lhe cobrar demasiado. O peso da responsabilidade pode atrapalhá-lo. Ele tem de jogar tranquilo e mostrar o que sabe. Se o fizer, vai mostrar muito. É um jovem fenomenal.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: